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Uma reunião entre 20 entidades ligadas ao comércio, 16 representantes de consulados e 18 câmaras de comércio, na tarde desta terça-feira (18), com o secretário de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul no Paraná, Ricardo Barros, gerou a indicação da criação de um órgão responsável pela de internacionalização do Paraná. Os objetivos deste grupo serão reforçar exportações, importações, relações governamentais e a atração de empresas para o estado.

De acordo com Barros, ainda haverá outros três encontros e dentro de um mês será definida a natureza desta organização. "Vamos, nas próximas três semanas, definir o modelo que vamos adotar e logo depois iniciaremos a implantação destas ações efetivas", aponta o secretário. Para ele, a principal missão desta agência será mostrar o Paraná fora do país. "Não queremos apenas fortalecer as relações de comércio, mas queremos que o estado apareça lá fora, fortalecendo as relações governamentais, atraindo a instalação de empresas no nosso território, vender tecnologias e o que o estado tem para oferecer", afirma.

Para Barros, embora o estado seja considerado agrícola, há outros produtos que precisam entrar na pauta de exportações. "Os automóveis, que já têm uma grande abertura, vão ter uma maior valorização", sugere.

Números

Entre os estados que mais exportaram em 2010, o Paraná ocupa o quinto lugar, com embarques que somam US$ 14,176 bilhões, de acordo com informações da Secretaria de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul. São Paulo liderou o ranking, com US$ 52 bilhões de produtos vendidos, seguido de Minas Gerais, com US$ 31 bilhões; Rio de Janeiro, com US$ 20 bilhões e o Rio Grande do Sul, com US$ 15 bilhões.

A soja em grão tem a maior participação nas vendas estaduais: 17% do valor total comercializado é oriundo do produto. Cana-de-açúcar, óleo de soja, frango congelado, automóveis e milho também estão entre os mais vendidos.

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