• Carregando...

A Promotoria de Investigações Criminais (PIC) de Curitiba estava localizada em um imóvel alugado, no bairro Alto da Glória. Mas em 2000 a antiga sede pegou fogo em um incêndio criminoso. Desde então, o órgão passou a funcionar no Ahú, em um imóvel que já foi residência oficial de governadores do estado.

A função da PIC é apurar a prática de crimes e de desvios de condutas em processos investigatórios que tratem de infrações penais praticadas por autoridades policiais e seus agentes, civis ou militares, além de atuação de quadrilhas e do crime organizado. É ligada ao Ministério Público, uma instituição permanente e independente dos três poderes.

Estrutura

O orçamento do MP do Paraná para 2006 foi de R$ 264,1 milhões, ou 3,7% do orçamento do estado. Para 2007, a previsão é de um orçamento de R$ 272,8 milhões. No total, o MP do Paraná tem 1.175 funcionários (553 procuradores e promotores e 622 servidores).

A PIC de Curitiba conta com 18 funcionários em seu quadro, sendo cinco deles promotores de Justiça. Além disso, o órgão contava com a colaboração de sete policiais militares, de acordo com o coordenador da promotoria, e cinco policiais, de acordo com a secretaria estadual de Segurança Pública. Mas a promotoria atuou sem a presença de policiais em seu quadro. (TC)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]