• Carregando...
 | Paulo Whitaker / Reuters
| Foto: Paulo Whitaker / Reuters

Mais duas cidades paranaenses poderão ter segundo turno para prefeito na eleição de 2012. A que tem mais chances é Cascavel. A cidade tem atualmente 193 mil eleitores, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral e, pela legislação brasileira, faltam apenas 7 mil para atingir o mínimo necessário. Foz do Iguaçu tem 183 mil eleitores e também tem chance de atingir o mínimo necessário nos próximos dois anos. Todas as capitais e as cidades com mais de 200 mil eleitores fazem segundo turno. Até 2008, última eleição municipal, quatro cidades do Paraná tinham segundo turno: Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa. É tradição que, quando faltam poucos eleitores para atingir o número exigido, os partidos façam campanha para que os adolescentes façam seus títulos.

Número

77 municípios tinham número suficiente de eleitores suficiente para ter eleição em dois turnos, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral.

Homenagem vetada

A presidente Dilma vetou nesta segunda-feira o projeto de lei da Câmara que dava o nome de José Hosken de Novaes ao câmpus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná em Londrina. A proposta era do deputado Alex Canziani (PTB-PR). O parecer da Advocacia-Geral da União afirma que a decisão feriria a autonomia universitária assegurada na Constituição. Ou seja: só quem pode decidir se fará ou não a homenagem é a própria UTFPR.

Escravidão

A Frente Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo está organizando uma série de mobilizações para a semana entre 28 de janeiro e 3 de fevereiro.

A semana é tradicionalmente dedicada ao combate de escravidão no país. O Ministério do Trabalho mantém uma frente de combate ao trabalho escravo no país.; No ano passado, foram registrados casos inclusive no Paraná.

Sob suspeita

O Ministério Público Eleitoral de Mato Grosso entrou com representação contra o deputado federal Júlio Campos (DEM-MT) por compra de votos e gasto ilícito durante a campanha. O parlamentar, eleito com mais de 72 mil votos, é acusado de distribuir vales para compras e abastecimento de combustível para obter votos. Os promotores pedem a cassação do diploma de Campos e a aplicação de multa.

Lula presidente

Na festa de 31 anos de sua criação, o Partido dos Trabalhadores vai restituir seu fundador, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto), no cargo simbólico de presidente de honra da legenda. O ato político será no dia 10 de fevereiro, em Brasília, em local ainda não definido. O evento deve marcar o primeiro encontro público entre Lula e sua sucessora, a presidente Dilma Rousseff, após a cerimônia de posse do novo governo. O ex-presidente se afastou oficialmente de suas funções partidárias em 2003, quando assumiu a Presidência da República.

Pinga-fogo

"Levar um terceiro ou quarto advogado-geral da União para o Supremo é cercear a diversidade. Existe a advocacia privada, o Ministério Público, os tribunais superiores, a Defensoria Pública, o meio acadêmico. Será que o único celeiro de bons nomes é a Advocacia-Geral da União?"

Marco Aurélio Mello, ministro do STF, sobre a possível nomeação do advogado-geral da União Luis Inácio Adams para o tribunal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]