• Carregando...

Das 167 organizações não governamentais estrangeiras autorizadas pelo Ministério da Justiça a atuar hoje no Brasil, apenas 63 continuarão a funcionar. Esse é o número de entidades que apresentaram na Secretaria Nacional de Justiça (SNJ) documentos para o recadastramento, encerrado em 2 de fevereiro. Entre as que se recadastraram, não há nenhuma entidade da Região Norte. Há a desconfiança de que algumas entidades instaladas no local estariam envolvidas com biopirataria na Amazônia e esse teria sido o principal motivo para o ministério convocar o recadastramento. ONGs que não se recadastraram estarão impedidas de atuar no país e manter acordos com o governo federal. O Ministério da Justiça ainda está consolidando os dados, e as entidades que deixaram de enviar alguma informação têm 30 dias para fazer isso.

Desencontro

O governador Roberto Requião (PMDB) evitou ontem o encontrou no Show Rural com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e o grupo de tucanos – liderado pelo prefeito Beto Richa. Requião deixou o local do evento pouco antes da chegada da comitiva de Serra, que trouxe junto vários deputados estaduais e federais.

Não foi

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, que em tese reúne todas as credenciais para visitar o Show Rural, sem o risco de imprimir contornos políticos ao evento, não apareceu. O ministro Stephanes disse ter problemas com a agenda para visitar Cascavel.

Encontro clonado

A oposição não vai reagir apenas com medidas judiciais ao que considera antecipação ilegal da campanha eleitoral pelo presidente Lula e pela ministra Dilma Rousseff. A resposta política acontecerá na última semana de março, quando PSDB, DEM e PPS promoverão, em Brasília, um encontro de prefeitos e vereadores dos três partidos – a exemplo do patrocinado nesta semana pelo governo federal.

Apoio

O PPS oficializou ontem o apoio a Barbosa Neto (PDT) no novo segundo turno que será realizado em Londrina para a escolha do prefeito da cidade. Além do PPS, o PP – do deputado federal Ricardo Barros e do ex-prefeito Antonio Belinati – e o PCdoB já declararam apoio a Barbosa Neto.

Associações

O PMDB está conseguindo controlar as associações de municípios do Paraná. Das 18 existentes, o governador Roberto Requião já elegeu oito presidentes. Outras cinco não estão com prefeitos do PMDB, mas são comandadas por aliados de Requião.

Controle

Mas o sonho mesmo do governador é ter um aliados na Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Por enquanto, alguns nomes já apareceram como possíveis candidatos. Um deles é o prefeito de Piraquara, Gabriel Jorge Samaha (PPS), próximo a Requião.

Grande Umuarama 1

Os deputados estaduais Fernando Scanavaca (PDT) e Alexandre Curi (PMDB) apresentaram nesta semana o projeto para criar a região metropolitana de Umuarama.

Grande Umuarama 2

Fariam parte da "Grande Umuarama" os seguintes municípios: Alto Paraíso, Cruzeiro do Oeste, Ivaté, Perobal, Maria Helena, Xambrê, Altônia, Alto Piquiri, Brasilândia do Sul, Esperança Nova, Cafezal do Sul, Cidade Gaúcha, Douradina, Francisco Alves, Icaraíma, Iporã, Mariluz, Nova Olímpia, Pérola, São Jorge do Patrocínio, Tapejara e Tapira.

Arquivada

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF, arquivou a ação popular que pedia a devolução do dinheiro publico que a Abin gastou na Operação Satiagraha em conjunto com a Polícia Federal. Dos R$ 466 mil gastos na operação, segundo a PF, R$ 381 mil foram custeados pela Abin ao ceder arapongas. A Satiagraha teve a participação de mais de 80 agentes da Abin, solicitados pelo delegado Protógenes Queiroz a Paulo Lacerda, ex-diretor Abin.

Segurança

O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), pediu que a Polícia Federal dê proteção aos deputados Luiz Couto (PT-PB) e Fernando Ferro (PT-PE). Os dois estariam sofrendo ameaça de morte por promover investigações contra o crime organizado em seus estados. O advogado Manoel Mattos, assessor do deputado Fernando Ferro, foi assassinato em janeiro, depois de fazer denúncias sobre o crime organizado na Zona da Mata pernambucana.

* * * * *

Pinga-fogo

"É mais fácil galinha criar dente do que o PMDB abrir mão da candidatura própria para apoiar o Beto Richa ou outro candidato do PSDB."

João Arruda, secretário-geral do PMDB do Paraná, negando a possibilidade de uma coligação do partido com o PSDB.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]