• Carregando...

O senador Osmar Dias (PDT) está propondo que seja incluída na Reforma Política uma emenda que acabe com a possibilidade de os parlamentares apresentarem emendas ao Orçamento da União. Na avaliação de Osmar, a proposta deve ser votada em setembro. "Uma das funções mais nobres do Parlamento – a de votar e fiscalizar a execução do Orçamento – foi completamente desvirtuada", diz o senador.

Sem emendas 2 – Osmar Dias afirma ainda que a possibilidade de fazer emendas ao Orçamento, beneficiando este ou aquele município, traz uma distorção. "Poucos sabem que um senador tem o direito de apresentar a mesma quantidade de emendas que um deputado federal. O que acontece é uma enxurrada de pedidos de prefeitos que não podem ser contemplados e a população acaba criando uma imagem irreal da função parlamentar ", analisa.

Na ofensiva 1 – O deputado estadual Hermes Fonseca, do Campo Majoritário do PT, disse ontem que o partido tem que tomar medidas que visem a retomada da iniciativa política. Para ele, a defensiva atrapalha o esclarecimento de denúncias feitas à agremiação e ajuda as atividades panfletárias da oposição. "O partido precisa ter iniciativa, ir em frente, e retomar a pauta política do país", disse, ao criticar o denuncismo que assola o país.

Na ofensiva 2 – O parlamentar avalia que a refundação do PT é imprescindível diante da dificuldade de os dirigentes partidários encontrarem o desfecho para a crise que já se arrasta há mais de dois meses. Segundo Hermes, a refundação é imprescindível porque reafirma e retoma as bandeiras do compromisso com a ética e da defesa dos trabalhadores. "É imprescindível repactuarmos com o povo brasileiro as bandeiras históricas que sempre defendemos".

Polêmica – A propósito da polêmica envolvendo a administração do Porto de Paranaguá, o deputado Ricardo Barros (PP) disse que o objetivo do decreto legislativo aprovado pela Câmara Federal não é a privatização do terminal portuário. Barros disse que também é contra a privatização, mas apóia o setor produtivo que não deve ser prejudicado e exige uma gestão competente no porto.

Mobilização – O deputado estadual Cleiton Kielse (PMDB) também vai participar da mobilização dos aliados do governador para pedir aos senadores que rejeitem o Decreto Legislativo, aprovado na Câmara, que federaliza a administração dos Portos de Paranaguá e Antonina. Kielse vai realizar em agosto uma reunião com todos os prefeitos do litoral paranaense, além de exportadores e importadores para sensibilizar todos os senadores.

Asfalto – O governador Roberto Requião vai receber em agosto o projeto de pavimentação de 16 quilômetros da Estrada do Cerne, entre Campo Magro e Piraí do Sul. O projeto está sendo concluído pelo 10.º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército. Segundo o chefe de gabinete do governador, Vanderlei Iensen (PMDB), que foi designado para coordenar o processo, a obra será feita em parceria através de convênio. "Depois de analisar o custo vamos iniciar de imediato a pavimentação", disse.

Itinerante – As principais secretarias municipais vão se instalar hoje no grupo Américo Sabóia, no conjunto Vila Verde, na CIC, para atender os moradores. A operação terá início com a presença do prefeito em exercício, Luciano Ducci (PSB). Até domingo, os serviços da prefeitura vão estar disponíveis no bairro. "A idéia é aproximar a comunidade dos programas oferecidos pela administração", disse o coordenador da operação, o superintendente da secretaria de Governo, Luiz Malucelli Neto.

Referendo – O vereador Mário Celso (PSB), apesar de apoiar a realização do referendo da lei do desarmamento, não acredita que o resultado será eficaz. Mesmo que os eleitores votem a favor da proibição da venda de armas, o vereador considera que a questão da falta de segurança pública está ligada aos problemas econômico e educacional. "Quem comete crime e anda armado é, na maioria dos casos, alguém que possui uma arma ilegal. Bandido não compra arma na loja, com nota fiscal", diz.

PINGA-FOGO

* O deputado estadual Alexandre Curi (PMDB) não perdeu a chance de provocar a oposição ao destacar o aumento salarial de até 30% concedido aos professores das universidades estaduais.

* Curi disse que a medida foi tão boa que recebeu elogios até do presidente estadual do PT, deputado André Vargas. "É uma unanimidade no meio político", disse.

* Moradia, saneamento básico e infra-estrutura urbana estão entre os grandes temas a serem tratados na 2.ª Conferência Municipal de Curitiba que será realizada sábado e domingo que vem no teatro da Reitoria.

* Vão participar 500 delegados e 200 observadores, representantes de todos os setores da sociedade.

* Apesar de estar no exterior, o prefeito Beto Richa está por dentro de tudo que acontece em Curitiba. Ontem quando descobriu que amigos estavam preparando uma festa surpresa no sábado ele tratou de mudar os planos.

* O aniversário é na sexta e ele vai comemorar durante um almoço com a mulher e os filhos. Como Beto também vai viajar durante 12 horas e só deve chegar no início da tarde em Curitiba ele prefere recarregar a bateria para o trabalho. Os compromissos políticos já começam no domingo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]