• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue na liderança da campanha presidencial, mas a disputa pelo segundo lugar ficou mais acirrada, segundo pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado. A preferência por Lula passou de 42% no último levantamento, em 16 e 17 de março, para 40% em 6 e 7 de abril, mas o presidente segue na liderança e ainda sem perda em sua avaliação positiva, apesar dos escândalos recentes e da saída do ministro Antônio Palocci, da Fazenda.

O segundo lugar continua sendo de Geraldo Alckmin (PSDB). Mas o ex-governador paulista perdeu vantagem sobre o terceiro colocado, o ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PMDB). De acordo com o levantamento, as intenções de voto no tucano caíram de 23% para 20%, enquanto o peemedebista subiu de 12% para 15% no período. Foram entrevistadas 3.795 pessoas em 182 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em um possível segundo turno, Lula também tem vantagem sobre Alckmin e Garotinho. O presidente venceria Alckmin por 52% a 37% e Garotinho por 54% a 32%. O petista venceria Alckmin em uma disputa direta por 70% a 20% na região nordeste. Entre os mais pobres (renda de até 5 salários mínimos), Lula teria 54% contra 34% de Alckmin. Já entre os mais ricos (renda acima de 10 salários mínimos), perderia por 58% a 31%.

Ainda de acordo com o levantamento, se o PMDB desistir de ter candidato próprio, Lula tem chances de vencer a eleição já no primeiro turno, mesmo com a candidata do PSOL, Heloísa Helena na disputa. Neste caso, Lula teria 52% dos votos válidos no primeiro turno e Alckmin, 28%. Sem Garotinho e Heloísa Helena no páreo, aumentam as chances de Lula, que fica com 55% dos votos válidos já no primeiro turno, contra 31% de Alckmin.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]