• Carregando...

O deputado estadual Dobrandino da Silva (PMDB) responsabilizou o rigor da fiscalização da Receita Federal na fronteira entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este por aumentar o número de moradores das duas cidades sem ocupação e renda. "O governo brasileiro até agora não ofereceu nenhum contrapartida para esses milhares de trabalhadores brasileiros", disse Dobrandino, que é de Foz.

Militares – Presidente da Comissão de Direitos Humanos, o deputado José Domingos Scarpellini (PSB) pediu ontem que a Assembléia Legislativa encaminhe expediente ao ministro Paulo Bernardo para que seja revista a posição do governo que em agosto retirou dos militares o pagamento do auxílio invalidez. Segundo Scarpellini, existe um pedido do Ministério da Defesa que se encontra no seu gabinete desde dezembro.

PPPs – O procurador-geral do Município, Ivan Bonilha, está sendo convidado pelos vereadores de Curitiba para participar da reunião da Comissão de Legislação e Justiça, na próxima quarta-feira, para falar sobre a implantação das parcerias público-privadas em Curitiba. Além dele, devem estar presentes dirigentes da Curitiba SA.

Risco – A prefeitura de Curitiba está pedindo aos vereadores a abertura de um crédito adicional especial no valor de R$ 843 mil no orçamento para aquisição de imóvel com terreno e edificação, aquisição de equipamentos, materiais de consumo e contratação de serviços para atender crianças e adolescentes em situação de risco.

Elogio – A autorização recebeu o elogio do vereador André Passos (PT) que lembrou que essas ações fazem parte de um convênio entre o governo do estado e a prefeitura de Curitiba. Através do Fundo Estadual para a Criança e Adolescente (FIA), parte deste crédito adicional (R$ 648 mil) será disponibilizado pelo governo estadual e o restante compensado pela anulação de outras dotações orçamentárias municipais, por parte da prefeitura. Descontentes – Os servidores municipais de Curitiba decidiram, em assembléia na última segunda-feira, organizar uma manifestação no dia 29, aniversário da cidade, pedindo aumento integral das perdas históricas no salário, em índice perto de 18%. A prefeitura já enviou para a Câmara a mensagem que prevê concessão do reajuste dos salários dos servidores em 6%, repondo a inflação de 4,63% nos últimos 12 meses e concedendo 1,37% de ganho real.

Despedida – O diretor da Secretaria de Saúde Gilberto Martin deixa o cargo na próxima semana para candidatar-se a deputado estadual pelo PMDB. Já o secretário Cláudio Xavier vai permanecer no cargo, uma vez que desistiu de concorrer à Câmara Federal. Martin é ex-prefeito de Cambé e pretende iniciar a campanha já na próxima quinta-feira, com uma confraternização para 800 pessoas.

Eleição – Ontem, Cláudio Xavier foi eleito vice-presidente do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (Conass). O presidente será o secretário do Ceará, Jurandi Frutoso. O Conass foi criado em 1982 e funciona como órgão de intercâmbio das secretarias estaduais.

Mapa da mina – As vereadoras Nely Almeida (PSDB) e Julieta Reis (PSB) conseguiram apoio da vereadora Dona Lourdes (PSDB) para a criação da bancada feminina na Câmara de Curitiba. O trio tenta agora convencer as petistas Roseli Isidoro e Professora Josete para oficializar a bancada com cinco membros. A intenção do grupo é ampliar a discussão da sociedade sobre a política das mulheres.

Bola dividida – Acostumado às divididas em campo, o vereador Aladim Luciano (PV) – com um passado marcante em vários clubes brasileiros – está aprendendo agora um novo tipo de disputa. Aladim luta com o deputado Mauro Moraes (PMDB) e o vereador Beto Moraes (PL) pela paternidade de obras na Zona Norte da Cidade. O ex-jogador tem distribuído correspondência aos moradores reproduzindo um ofício da prefeitura que lhe concede o crédito pela reivindicação.

Alerta – O vereador Celso Torquato (PSDB) afirma que a indefinição do candidato tucano ao governo do Paraná está deixando os integrantes do partido impacientes. "O governador Requião já está em campanha pela reeleição. Ele sobe em qualquer palanque que tenha mais de 20 eleitores", afirma.

Pinga-fogo

* O pré-candidato do PL ao governo do estado, Vitor Hugo Burko, apresenta seu plano de governo no dia 14 de abril. Em um evento marcado para Curitiba.

* Burko afirma que o PL continua conversando com possíveis aliados, mas garante que sua candidatura irá até o final. "Vou estar no segundo turno", prevê.

* As câmeras de vídeo da TV online da Câmara Municipal de Curitiba começaram a funcionar nesta semana em fase de teste.

* A TV, que poderá ser acessada pela internet, entrará no ar dia 29 de março e transmitirá as sessões plenárias da Casa.

* Durante o lançamento da Expocristo, no Bacacheri, a bancada evangélica da Câmara de Curitiba tentava justificar a ausência do prefeito Beto Richa.

* Os vereadores Valdemir Soares (PL) e Sandoval (PSC) representaram a classe política no encontro que reuniu cerca de 400 pastores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]