• Carregando...
 | Henry Milleo/Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Internado desde a tarde desta segunda-feira (2) por causa de um quadro de tromboembolismo pulmonar, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), se manteve estável nas últimas 12 horas, informou boletim médico divulgado na manhã desta terça-feira (3). O documento enviado por meio de sua assessoria de imprensa não fala em previsão de alta e afirma que o prefeito realizará mais exames nas próximas horas. Greca também gravou um áudio, em que diz que vai despachar de dentro de seu quarto, no Hospital Marcelino Champagnat, onde está internado.

Ouça a gravação de Greca

O boletim foi divulgado pouco depois das 9 horas, pela assessoria do prefeito. O comunicado diz que Greca apresentou melhora em relação aos sintomas respiratórios, que passou bem a noite e que “a evolução do quadro é favorável”. Durante a tarde, o paciente deve ser submetido a exames e um novo boletim deve ser divulgado às 17 horas.

As visitas ao prefeito estão restritas. Pela manhã, ele recebeu apenas a assessora Mônica Santana e o recém-nomeado secretário de Saúde, João Carlos Gonçalves Baracho, que é amigo pessoal de Greca. Durante essa visita, o paciente gravou um áudio, em que diz que passou uma noite tranquila e que já está “sentado numa poltrona”.

“Vou trabalhar hoje dentro do hospital Marcelino Champagnat. Essa gestão, que eu quero consagrar a causa do respeito à saúde, está começando no lugar certo”, disse, na gravação.

Outra pessoa autorizada a visitar o prefeito, a primeira-dama, Margarita Sansone, não esteve no hospital na manhã desta terça-feira. Até o fim da manhã, Greca não havia começado a despachar. Já na noite de segunda-feira, ele havia se mostrado mais bem disposto, chegou a atender telefonemas e a navegar na internet - principalmente no Facebook.

Ouça o áudio completo:

Carregando o áudio...

Internamento

Greca foi internado por volta das 14h da segunda, depois de sua primeira manhã de trabalho na prefeitura de Curitiba. Diagnosticado e medicado, fez despachos administrativos de dentro do quarto hospitalar. José Eduardo Marquesini, médico que acompanha o prefeito, disse horas após o internamento que “o risco de qualquer evento mais sério é baixo”.

Obesidade é uma das causas da tromboembolia, segundo Sociedade Brasileira de Cardiologia

Leia a matéria completa

O prefeito já havia passado mal no sábado (31), um dia antes da posse. Na ocasião, ele também foi levado ao Hospital Marcelino Champagnat, mas foi liberado logo em seguida, após exames constatarem que a falta de ar relatada se tratava de um quadro de ansiedade.

“Eu me emocionei assim que vi o cenário da posse e fiquei com falta de ar. Para desespero dos adversários, estou bem”, declarou Greca no sábado.

A equipe médica negou relação entre o diagnóstico desta segunda e o quadro apresentado pelo prefeito no fim de semana.

Marquesini disse que, desta vez, Greca foi submetido a um exame de tórax que confirmou o tromboembolismo. Segundo o profissional, esse tipo de problema é causado por um coágulo que se forma nas pernas e acaba parando nas artérias do pulmão – o que causa a falta de ar. O médico disse que coágulos se formam geralmente quando a pessoa fica muito tempo numa mesma posição (em pé, por exemplo) e especulou que isso pode ter ocorrido com Greca durante a campanha eleitoral. O tratamento é feito por meio de anticoagulantes.

Diferentemente do que chegou a ser anunciado pela assessoria da prefeitura, Greca não precisou ser levado a um quarto de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele está em um quarto de observação, com monitoramento médico constante.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]