• Carregando...

Os deputados estaduais da oposição têm pressa na resposta da Cohapar sobre os terrenos doados pelos municípios à companhia para a construção de conjuntos habitacionais. O requerimento pedindo informações foi aprovado na semana passada, mas a agilidade não vem fazendo parte das respostas do órgão. Outro requerimento da oposição foi aprovado no ano passado, no dia 17 de novembro, e até agora ainda não foi respondido. Os deputados esperam as explicações sobre o processo de licitação para a contratação das corretoras e seguradoras contratadas pela Cohapar para realizar os seguros habitacionais dos imóveis entregues pela companhia. Querem saber também o valor, a vigência do contrato e seus possíveis aditivos. Outro requerimento da oposição ainda sem resposta trata dos problemas de iluminação no Canal da Galheta, em Paranaguá. No dia 24 de novembro, uma portaria da Capitania dos Portos proibiu a navegação noturna devido à deficiência na sinalização náutica. Dois dias depois, a oposição questionou o fato por meio de um ofício encaminhado ao superintendente da Appa.

A resposta também não veio até hoje.

Passarela

Não foi só o Show Rural, realizado em Cascavel, que serviu de passarela para os pré-candidatos das eleições de 2010. A Feira Agropecuária de Londrina, aberta quinta-feira, também foi palco para o desfile de políticos que devem disputar a próxima eleição. O ministro Paulo Bernardo (PT), o vice-governador Orlando Pessuti (PMDB), o senador Alvaro Dias (PSDB) – todos possíveis candidatos ao governo do estado – e o governador Roberto Requião – que provavelmente concorrerá ao Senado – passaram por lá na semana passada.

Romaria

Deputados estaduais do PMDB estão sendo vistos semanalmente na prefeitura de Curitiba, indício claro de uma tentativa de aproximação com o PSDB do prefeito Beto Richa. Segundo o deputado Mauro Moraes (PMDB), primeiro a defender o apoio aos tucanos, tudo leva a crer que a negociação para uma aliança em 2010 está bastante adiantada.

Quietinhos

Moraes diz que a maioria dos deputados tende a apoiar Beto Richa candidato a governador. "Eles já chegaram a conclusão de que a candidatura própria é furada, mas para não magoar o (Orlando) Pessuti não defendem isso abertamente ainda. Aposto que sozinho o PMDB não vai, ninguém vai querer expor o partido ao ridículo de novo, como ocorreu na eleição municipal", afirmou.

Própria

No entanto, enquanto deputados estaduais do partido encostam em Beto Richa (PSDB), Orlando Pessuti está confiante de que será o candidato do PMDB na disputa pelo governo do Paraná. Tanto que já descarta até mesmo a possibilidade de uma união com o PT e com o PDT no primeiro turno. Segundo ele, isso excluiria um candidato do PMDB ao governo, já que dessa união se cogita o senador Osmar Dias (PDT) como candidato ao governo e um nome do PT como vice.

Culpado

Além das condições adversas do clima na Região Sul e da crise financeira mundial, o deputado federal Cezar Silvestri (PPS-PR) culpou o governo federal pelo recuo das exportações do agronegócio brasileiro. Segundo a Secretaria de Comércio Exterior, os embarques em janeiro caíram 10,4% em relação ao mesmo mês de 2008. "A visão eleitoreira do governo está voltada apenas para as grandes concentrações urbanas. Como no campo há pouco voto, as ações são escassas", disse.

Máquina agrícola

O deputado federal Eduardo Sciarra (DEM-PR) comemorou a decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que torna possível o registro de máquinas agrícolas junto ao Detran de cada estado, para os modelos fabricados a partir de Janeiro de 2010. Ele apresentou em 2004 um projeto com proposta similar na Câmara dos Deputados. Segundo Sciarra, o objetivo é coibir o roubo de tratores nas zonas rurais. Segundo ele, sem um registro do veículo ficava mais difícil a recuperação dos veículos.

* * * * *

Pinga-fogo

"O orçamento do Judiciário não é suficiente pra eliminar todos os problemas, mas também não aceitamos mais o discurso de que o poder é pobre. É uma questão de melhorar a gestão e os gastos. Temos que destinar o maior número de recursos para as atividades-fim, para melhorar as condições de trabalho e combater o desperdício." Mozart Valadares Pires, presidente da Associação dos Magistrados do Brasil, sobre a falta de dinheiro do Judicário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]