• Carregando...
Dantas recebeu 47 votos | Jonas Pereira Ag. Senado
Dantas recebeu 47 votos| Foto: Jonas Pereira Ag. Senado

O Senado escolheu ontem o advogado Bruno Dantas para assumir a vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Com o apoio do PMDB e do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), Dantas derrotou em votação secreta outros dois candidatos indicados por senadores do grupo dos "independentes".

O nome de Dantas ainda precisa ser aprovado pela Câmara para que o advogado assuma a vaga do ex-ministro Valmir Campelo no tribunal, uma vez que ele foi indicado pelo próprio Congresso. Três técnicos disputavam o cargo depois que o senador Gim Argello (PTB-DF) desistiu da disputa em meio à ameaça de não ser empossado por ser alvo de condenação judicial.

Dantas derrotou Fernan­do Moutinho, consultor do Senado, e Sérgio Mendes, auditor do TCU. O indicado por Renan recebeu 47 votos, contra 11 recebidos por Moutinho e dois por Mendes. Moutinho foi indicado pelos "independentes" para disputar a vaga com Gim, mas o grupo manteve seu nome mesmo após a desistência do senador. Mendes foi uma indicação isolada do senador Vicentinho Alves (SDD-TO).

Nos bastidores, os três candidatos travaram uma disputa pelo cargo, com trocas de dossiês e acusações. Um dos textos distribuídos por adversários de Dantas acusava o advogado, que é ex-conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de ter que cumprir uma "quarentena" de dois anos antes de assumir vagas em tribunais superiores. Senadores que o apoiam, porém, destacam que a regra não vale para o TCU por não se tratar de um tribunal do Judiciário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]