• Carregando...

Como aconteceu na Câmara dos Deputados, o plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (11) requerimento, de autoria do presidente José Sarney (PMDB-AP), para a devolução simbólica dos mandatos de senadores cassados durante o regime militar. Entre os homenageados está o ex-presidente Juscelino Kubitschek, senador por Goiás. O plenário também aprovou a realização de uma sessão especial para entregar os diplomas aos senadores ainda vivos.

Na relação dos beneficiários estão, além de JK, os ex-senadores Aarão Steinbruch (RJ), Arthur Virgilio Filho (AM), João Abrahão Sobrinho (GO), Marcello Alencar (RJ), Mário de Souza Martins (RJ), Pedro Ludovico Teixeira (GO), e Wilson de Queiroz Campos (PE).

"Como consequência da Anistia, houve compensações, como a reinserção dos cassados nas duas carreiras, compensando, na medida do possível, as perdas causadas pela ausência de progressão funcional. Resta a reparar, ainda que de maneira simbólica, aos parlamentares que tiveram o seu mandato cassado por força de atos emitidos pelo regime militar", defendeu Sarney em seu requerimento.

A proposta foi aprovada simbolicamente.

Na semana passada, a Câmara devolveu mandatos de deputados cassados pela ditadura. Em evento, 18 deputados dos que tiveram seus mandatos extintos pela ditadura retornaram ao plenário da Casa. Entre 1964 e 1977, 173 deputados federais tiveram seus mandatos cassado pelo regime militar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]