• Carregando...
 | Geraldo Magela/Ag. Senado
| Foto: Geraldo Magela/Ag. Senado

Na mira da Justiça Eleitoral, a TV Senado suspendeu, desde a última quinta-feira, a retransmissão das sessões do plenário. Até o fim do período eleitoral, a TV só fará a transmissão ao vivo das sessões do Senado. A orientação partiu da Advocacia-Geral da Casa, depois que a subprocuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, notificou o Senado duas vezes, solicitando informações sobre pronunciamentos feitos pelos senadores Geraldo Mesquita (PMDB-AC) (foto) e Cícero Lucena (PSDB-PB). A subprocuradora tomou essa iniciativa após receber denúncias de que os dois parlamentares teriam usado seus discursos na tribuna do Senado para "fazer apologia" à candidatura presidencial do tucano José Serra. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), vai se reunir com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewan­­­dowski, para falar da preocupação com a situação que, para ele, fere o dispositivo constitucional da inviolabilidade na tribuna.

***

Sem resposta

A Lei da Ficha Limpa corre o risco de não "pegar" por causa das recentes liminares para fichas-sujas?

***

Ecolavagem

Os deputados federais tomaram uma atitude ambientalmente correta nesta semana: a partir de agora, não será mais permitida lavagem de carros com uso de água nos estacionamentos públicos da Câmara dos Deputados. Só será feita a "ecolavagem" ou "biolavagem", com produtos químicos. Segundo nota da Câmara, o mais importante é o exemplo dado à sociedade.

Sem nomeação

Por força da lei eleitoral, a partir desta segunda-feira estão proibidas novas nomeações no serviço público brasileiro. O Executivo e o Legislativo só podem integrar novos funcionários que passaram em concurso a partir de 1.º de janeiro de 2011. Exceção é feita para o Judiciário, tribunais de Contas, Ministério Público e para a Presidência da República.

Conta no banco

Termina nesta segunda-feira o prazo para que os partidos registrem as candidaturas deste ano. Junto com a documentação, é preciso entregar uma declaração de bens de todos os políticos que irão disputar a eleição. Os candidatos costumam subestimar seu patrimônio para evitar cobrança de impostos ou para não parecerem "ricos demais". Mas a declaração, em teoria, tem de ser precisa.

PM nova

Começou a tramitar na Assembleia o projeto de reestruturação da Polícia Militar do Paraná. Enviado pelo governo do estado, o projeto cria novas estruturas que seriam necessárias para adpatar a polícia às atuais necessidades. Seriam criados o Subcomando-Geral, a Corregedoria-Geral, o gabinete do comandante-geral, o Conselho Econômico e Financeiro e as assessorias policiais-militares.

Na estrada

O senador Osmar Dias anunciou via Twitter que está, a partir de agora, colocando o pé na estrada. "Para mostrar o plano de governo que fizemos com a população", disse. Vai ter de tirar o atraso em relação ao adversário, Beto Richa, que já percorreu boa parte do estado enquanto o senador não sabia se seria ou não candidato.

***

Pinga-fogo

"Quanta ironia! No governo do presidente da República mais ligado em futebol, o Brasil perdeu duas Copas." Ricardo Noblat, em seu blog na internet.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]