Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
reforma

Senado mantém proibição de outdoors nas campanhas

Para maioria dos senadores, medida aumentaria gastos de campanha. Proposta era de uso de painéis por candidatos em eleições majoritárias

O Senado decidiu nesta terça-feira (15) manter a proibição do uso de outdoors durante a campanha eleitoral. Uma emenda do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) tentava trazer a mídia de volta. O uso de outdoors foi proibido nas duas últimas eleições.

Para entrar em vigor em 2010, o projeto de reforma eleitoral precisará ainda retornar para a Câmara, ser sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicado no Diário Oficial da União até o dia 3 de outubro.

A proposta do tucano era que o uso dos painéis fosse permitido para candidatos em eleições majoritárias (presidente, governador, senador e prefeito). O texto determinava que em cidades onde os outdoors fossem proibidos, como em São Paulo, a prática não seria permitida.

A maioria dos senadores, no entanto, entendeu que seria um aumento de gastos para a campanha, o que iria na linha contrária do objetivo de reduzir os gastos para a eleição.

Eleição direta e doação

O plenário do Senado já havia aprovadao emenda no projeto de reforma eleitoral determinando a realização de eleições diretas sempre que a Justiça Eleitoral cassar algum detentor de mandato executivo estadual ou município.

Antes, o Senado rejeitou emenda do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) que pretendia a publicação da lista de todos os doadores das campanhas antes da realização das eleições.

A transparência se aplicaria às doações feitas aos candidatos e também aos partidos políticos, a chamada doação indireta. Os dados seriam publicados nos dia 6 e 30 de setembro. "As pessoas que defendem a transparência total antes das eleições deverão votar sim nesta matéria", disse Suplicy.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.