• Carregando...
Alvaro e Requião: 3º e 6º, respectivamente, no ranking dos senadores com mais seguidores no Twitter | Geraldo Magela/Ag. Senado
Alvaro e Requião: 3º e 6º, respectivamente, no ranking dos senadores com mais seguidores no Twitter| Foto: Geraldo Magela/Ag. Senado

Alvaro e Requião

Presença nas outras redes é menor

O bom desempenho dos senadores Alvaro Dias e Roberto Requião nas redes sociais está relacionado à participação de ambos no Twitter. Mas ambos não ocupam posição de destaque quando são analisados os dados referentes a outras redes, sociais como Facebook e Orkut.

No ranking que aponta os senadores que somam mais amigos em seus perfis e adesões em suas fan pages, os dois paranaenses estão distantes das primeiras posições. Requião aparece em 30º e Alvaro, em 48º dentre os 81 senadores.

E-mail em baixa

A pesquisa da agência Midialogue verificou ainda se e-mails com perguntas, enviados a todos os senadores, seriam respondidos e em qual prazo. Apenas 14% dos senadores, porém, responderam a mensagem – nenhum do Paraná. Isso revela que o e-mail tem pouca efetividade na comunicação com os senadores.

Sobre a divulgação dos gastos de gabinete em seus sites, a pesquisa mostra ainda que oito senadores informam o link para a página no Portal do Senado que contém esses dados. Nenhum é paranaense. O único que informa no próprio site esses dados é o senador Humberto Costa (PT-PE). (VG e EL)

  • Sergio Souza: R$ 11,3 mil em mês de recesso.
  • Francischini: 3 notícias publicadas por dia, em média
  • Zeca Dirceu: nota 10 em

O verbo "tuitar" começou a fazer parte dos dicionários de português recentemente. Mas já é bem conhecido dos senadores para­­­­naen­­ses Alvaro Dias (PSDB) e Roberto Requião (PMDB). Se a participação no microblog Twitter fosse critério para eleger parlamentares, os dois certamente estariam no topo de qualquer lista nacional para ocupar o cargo. A pesquisa Político 2.0, feita pela agência Midialogue, mostra que Alvaro e Requião são dois dos senadores mais influentes no país quando o assunto é essa rede social. No Twitter, os internautas podem postar mensagens curtas, de no máximo 140 caracteres.

A pesquisa aponta que, entre os dias 27 de junho e 9 de setembro de 2011, Alvaro Dias tuitou, em média, 106 vezes por dia útil – número que garantiu a primeira posição isolada no ranking dos senadores mais assíduos no Twitter. Na segunda posição aparece Roberto Requião, com média de 53 tuítes por dia útil.

Os dois também se destacam no número de seguidores, as pessoas que acompanham e recebem as mensagens postadas. No período da pesquisa, Alvaro tinha 35.958 mil seguidores e Requião 20.530 – números que garantiram, respectivamente, a 3.ª e a 6.ª posições no ranking dos 81 senadores.

Ranking geral

A pesquisa da Midialogue classificou senadores e deputados em relação à influência, audiência, presença, interatividade e uso dos recursos disponíveis nas redes sociais para se comunicar com o cidadão. Não apenas a presença no Twitter foi medida, mas também em outras redes, como o Facebook, Orkut, canal do YouTube, página no Flickr e site pessoal. A avaliação deu notas para os parlamentares mais influentes e atuantes na internet.

De acordo com o levantamento, quatro senadores apresentaram nota 8: Cristovam Buarque (PDT-DF), Humberto Costa (PT-PE), Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Paulo Paim (PT-RS). Roberto Requião recebeu nota 7, ao lado de outros seis senadores. Já Alvaro ficou com nota 6, assim como outros 21 parlamentares. Os paranaenses não tiveram desempenho tão bom no ranking geral porque não tiveram desempenho tão destacado nas outras mídias como têm no Twitter.

Na avaliação de Requião, o item "multimídia" foi o único com nota 10, segundo a pesquisa. A nota mais baixa do ex-governador paranaense foi um 5 no item "influência".

Já Alvaro Dias recebeu nota 10 em "presença" e 3 em "interatividade". O levantamento aponta ainda que a participação do senador tucano no Twitter e no site pode estar relacionado ao fato de ele ser o líder da oposição no Senado. Mas destaca que "é também resultado de uma estratégia de uso das mídias digitais". De acordo com a publicação, Alvaro "agrega o noticiário e opina sobre as notícias no blog e aproveita seu perfil no Twitter para dialogar com seguidores". A pesquisa ressalta que a atenção que o senador tem com o público na internet é importante para "expor sua opinião e engajar eleitores". Na avaliação, a pesquisa aponta que o tucano "faz o que todos deveriam fazer".

Na divulgação de notícias, produção legislativa e gastos de gabinete em sites e blogs, Requião e Alvaro não vão tão bem. O peemedebista aparece na 10.ª posição geral, com média de duas notícias diárias. Alvaro é o 29.º, com média de uma notícia por dia.

Já o outro senador paranaense, Sérgio Souza (PMDB), tem uma atuação muito mais discreta na internet. No período da pesquisa, o parlamentar não tinha Facebook, Twitter, Orkut, canal no Youtube, Flickr nem site. Sem participação no mundo virtual, o senador apareceu na última posição, ao lado de outros parlamentares.

Serviço:

Siga os tuiteiros do Senado:

Alvaro Dias – @alvarodias_

Roberto Requião – @requiaopmdb

Três deputados têm nota máxima no desempenho na web

A pesquisa da agência Medialogue também foi realizada entre os deputados federais. Assim como no Senado, há representantes do Paraná que receberam avaliações de destaque entre os mais influentes na internet. Os deputados Dr. Rosinha (PT), Fernando Fran­­­cischini (PSDB) e Zeca Dirceu (PT) receberam nota máxima (8) na avaliação geral. Os três ganharam 10 no campo "multimídia". Rosinha também tirou nota máxima em "audiência", enquanto Francischini e Dirceu receberam outro 10 em "presença". Nas áreas específicas, as nota variavam de 0 a 10.

Alex Canziani (PTB) e João Arruda (PMDB) são outros paranaenses bem avaliados, com nota 7 na avaliação geral. Nenhum deputado do Paraná recebeu zero. A nota mais baixa é de Hermes Parcianello (PMDB), que tirou nota 1 em influência na internet e nas redes sociais.

Página pessoal

Parcianello aparece também como o único deputado federal paranaense que não tem site pessoal. Apenas 3,3% dos 513 deputados federais não têm página na internet. A maioria (72%) tem site em funcionamento. Outros têm páginas, mas na época da pesquisa elas estavam fora do ar. O site da deputada paranaense Rosane Ferreira (PV) foi um deles. Mas ontem a reportagem verificou que o site funcionava normalmente.

Ainda sobre a página pessoal dos parlamentares federais, Zeca Dirceu (PT) aparece em primeiro lugar na lista dos que mais publicam notícias, com média de 10 por dia. O que é publicado pelo petista, porém, em geral não é relacionado com sua produção legislativa, ou seja, não são projetos e propostas que Dirceu apresenta em plenário. Segundo a pesquisa, 16,8% dos deputados divulgam pelo menos uma notícia por dia.

Nessa mesma lista, o segundo paranaense é Francischini, que publica em média 3 notícias por dia. Apesar de o número ser bem menor que o de Zeca Dirceu, as notícias postadas pelo tucano são sobre sua produção legislativa.

Twitter

A rede social Twitter, bastante usada pelos senadores paranaen­­ses, não é tão popular entre os deputados federais. Em 14.º lugar entre os que possuem mais seguidores no Twitter está André Zacharow, com mais de 18 mil perfis que seguem o parlamentar. Ontem, porém, ao procurar o perfil do deputado para atualizar o número, a página dele no Twitter não foi encontrada. (EL)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]