• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo
 |

Pinga-fogo

Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

"Não se pode fazer governo com vassoura na mão. Você toma as medidas que tem que tomar, e as medidas foram tomadas, mas não tem que fazer isso permanentemente."

Michel Temer, vice-presidente da República, negando que o governo vive uma crise administrativa por conta da queda de ministros envolvidos em escândalos de corrupção ou uso indevido do dinheiro público

A instalação de uma CPI para investigar os contratos de concessão e exploração do pedágio nas rodovias paranaenses, que o deputado Cleiton Kielse (PMDB, foto) pretendia concretizar ontem, vai depender de um parecer da procuradoria da Casa quanto a sua legalidade. A decisão só deve sair na próxima segunda-feira. Caso seja negado o primeiro requerimento, o deputado diz ter um outro na manga para investigar aquele que, segundo Kielse, é "o pior pedágio do mundo". O governador Beto Richa (PSDB) considera a CPI inoportuna, pois teme que ela atrapalhe a negociação com as concessionárias para a redução de tarifas e antecipação de obras nas estradas.

Dilma na Bulgária

A uma semana da chegada da presidente Dilma Rousseff (foto) à Bulgária, a viagem dela desperta a atenção da imprensa e dos búlgaros. A cidade de Gabrovo, onde nasceu Pedro Rousseff, pai de Dilma, prepara-se para a visita. A principal referência a Dilma é que ela é descendente de búlgaros. Um dos principais mistérios é guardado pelo prefeito de Gabrovo, Nikolay Sirakov, que não revela o presente escolhido para dar à presidente. No noticiário búlgaro, Dilma é lembrada como uma das mulheres mais influentes do mundo e a primeira presidente na história do Brasil. Um resumo da vida e da trajetória política da presidente também costuma ser repetido com referências ao pai búlgaro, que morreu quando ela tinha 15 anos. Nos próximos dias 5 e 6, Dilma estará em Sofia e Gabrovo.

Para pensar...

"O Parlamento não pode perder a oportunidade de manifestar-se sobre parlamentares que conseguiram ocultar seus crimes por anos e depois os crimes vieram à luz quando eles estavam no Parlamento."

Carlos Sampaio, deputado federal (PSDB-SP) e relator do caso Jaqueline Roriz (PMN-DF).

Protesto

O movimento Fora Derosso organiza hoje protesto pedindo o impeachment do presidente da Câmara de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB). O grupo deve se reunir na Praça Santos Andrade, às 9 horas, e segue em passeata até a Câmara. Os manifestantes devem pressionar os vereadores durante reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), às 10h30 e, também, durante a sessão plenária, que será às 14h30. Os organizadores esperam centenas de manifestantes, entre estudantes, sindicalistas e lideranças comunitárias e partidárias.

Emenda 29

Integrada por deputados da base e de oposição, a Frente Parlamentar da Saúde iniciou ontem um trabalho de mobilização para tentar convencer os senadores a ressuscitarem a obrigatoriedade de a União investir 10% de sua receita bruta no setor. A proposta está no projeto de lei complementar que regulamenta a destinação de recursos para a área da saúde – a chamada Emenda 29. Segundo o coordenador da Frente, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), comprometeu-se a pôr o projeto em votação "o mais rápido possível".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]