Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Negócio Fechado

Série revelou teia de irregularidades

Reportagens divulgadas nesta semana mostraram uso indevido do dinheiro de publicidade da Câmara. Denúncias estão sendo investigadas

Conheça os protagonistas da teia de relações que envolvem os gastos com publicidade |
Conheça os protagonistas da teia de relações que envolvem os gastos com publicidade (Foto: )

A série de reportagens "Negócio Fechado" da Gazeta do Povo e da RPC TV revelou que as irregularidades relacionadas às despesas da Câmara de Curitiba com publicidade envolviam muito mais pessoas que o vereador João Cláudio Derosso (PSDB), ex-presidente da Casa, e a sua mulher, a jornalista Cláudia Queiroz. Com as novas denúncias, servidores do Legislativo municipal, vereadores e outros políticos também se juntaram ao rol de envolvidos. Nesta semana, o Ministério Público, a Polícia Civil e até a Receita Federal anunciaram investigações sobre o caso. As denúncias envolvem desde suspeitas de direcionamento de verbas públicas até o uso de notas fiscais falsas.

As irregularidades nos contratos de publicidade da Câmara começaram a ser reveladas em julho do ano passado, quando a Gazeta mostrou que a empresa de Cláudia foi uma das vencedoras da licitação que escolheu as agências de publicidade que prestavam serviço para a Casa. Na época da concorrência, ela era funcionária da Câmara.

Documentos

Em julho de 2011, o deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR) pediu ao Legislativo municipal para ter acesso aos documentos da execução dos contratos de publicidade da Casa. Como não conseguiu, recorreu à Justiça, que determinou a entrega parcial da documentação. A papelada é referente a apenas R$ 2 milhões dos R$ 34 milhões gastos entre 2006 e 2011.

A equipe de reportagem que produziu a série "Negócio Fechado" teve acesso aos mesmos documentos e a outros, obtidos com exclusividade. Durante três meses, jornalistas organizaram os dados. O trabalho identificou as empresas que fizeram a publicidade da Câmara e as conexões entre elas, incluindo funcionários e vereadores.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.