• Carregando...

O prefeito de São Paulo, José Serra, deve comunicar nos próximos dias ao presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), que aceita ser o candidato tucano para disputar as eleições presidenciais deste ano. A decisão foi tomada na Argentina, onde Serra passou o carnaval e continuava na quinta-feira.

O prefeito deve dizer ainda que será candidato em qualquer circunstância, mesmo com índices desfavoráveis nas pesquisas, já que no momento o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece na frente em levantamentos feitos por diferentes institutos. A notícia foi confirmada ao jornal O GLOBO por cinco tucanos que conversaram com Serra nos últimos dias.

A formalização da pré-candidatura de Serra a Tasso faz parte de uma estratégia da cúpula do PSDB, que precisa ter um argumento concreto para conversar com o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP), que insiste em manter sua pré-candidatura. Até agora, o principal argumento de Alckmin é de que não pode sair da disputa pois é o único tucano que lançou seu nome para o partido como pré-candidato. Mas agora, com a decisão formal de Serra, Tasso terá um argumento para negociar uma decisão no partido.

Caso o impasse com Alckmin permaneça, Tasso cogita ampliar a consulta aos governadores do partido e aos principais líderes estaduais para que um grupo maior entre na negociação. Mas o trio tucano que está tratando da escolha do candidato do PSDB — formado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, pelo governador Aécio Neves (Minas) e por Tasso — quer evitar de qualquer jeito que a divisão no partido ultrapasse esse limite.

Prefeito cobrará unidade do partido

A conversa entre Serra e Tasso pode acontecer neste fim de semana. Mas Serra tenta ganhar tempo. Este, aliás, foi o motivo de ele não ter voltado na quinta-feira de Buenos Aires, como esperavam alguns assessores. Segundo um tucano próximo do prefeito, Serra deixará claro na conversa com Tasso que vai começar a disputa atrás nas pesquisas e que, por isso mesmo, precisará, mais do que nunca, da unidade do PSDB em torno da candidatura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]