• Carregando...

Os funcionários do estado vão receber nos próximos dias orientações sobre os prazos e locais para abertura de contas no Banco do Brasil para receberem os salários. O governo do estado resolveu nesta semana transferir os pagamentos para o banco estatal, depois de cancelar um aditivo de contrato com o Itaú que previa movimentação das contas do governo por mais cinco anos.

A exclusividade das contas estaduais estava com o Banco Itaú desde que a instituição comprou o Banestado, em 2000. O contrato inicial terminava neste mês, mas em 2002, a administração anterior prorrogou por mais cinco anos. O governador Requião cancelou o termo aditivo em setembro. "Os salários dos servidores nunca deveriam ter saído de um banco público. É uma determinação constitucional", disse, durante a reunião do secretariado, na manhã de ontem.

O governador afirmou ainda que liberou autarquias e empresas para negociarem também a possibilidade das suas folhas serem assumidas pela Caixa Econômica Federal. O governador espera que a atitude do governo do Paraná seja exemplo a ser seguido por outros estados.

O Banco do Brasil vai começar a administrar os R$ 360 milhões mensais da folha de pagamento de pessoal. São 216 mil servidores, sendo 124 mil ativos e 92 mil inativos. Já a Caixa Econômica Federal vai cuidar das aplicações do governo estadual que giram em torno de R$ 700 milhões ao mês.

A Secretaria da Administração está definindo como serão feitas as transferências de contas dos servidores. Mas adiantou que os funcionários que não conseguirem abrir a nova conta até o fim deste mês, continuarão a receber pelo Itaú, sem atrasos. Os servidores aposentados, pensionistas e os que solicitaram aposentadoria não precisarão abrir conta no Banco do Brasil nesse primeiro momento. A transferência será apenas para os servidores públicos da ativa.

Um telefone para tirar dúvidas estará em funcionamento a partir de segunda-feira. Através do 0800-72-90-038, o funcionário poderá esclarecer casos mais específicos. A secretaria também vai distribuir uma carta aos servidores, nos locais de trabalho, explicando as mudanças.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]