• Carregando...

Servidores públicos protestam em frente ao Palácio Iguaçu

O objetivo foi celebrar, protestando, o Dia do Servidor Público. As principais reivindicações dos trabalhadores foram aprovadas em uma pauta conjunta, pelo Fórum dos Servidores Públicos do Paraná, e foram apresentadas no final da manhã ao governador em exercício Orlando Pessuti e à Regina Gubert, secretária da Administração e da Previdência em exercício

Leia a matéria completa

Cerca de 150 pessoas fizeram uma manifestação em frente à Prefeitura de Curitiba, na tarde desta terça-feira (28), na data em que é comemorado o Dia do Servidor Público. Os manifestantes usaram faixas, cartazes e apitos para lembrar a situação em que está o Instituto Curitiba Saúde (ICS). Uma ação do Ministério Público Estadual (MP) contesta a existência do ICS. Os servidores fizeram a manifestação para cobrar uma solução por parte da prefeitura, antes que saía a decisão do juiz que analisa o caso.

O protesto aconteceu das 16h às 17h45. Durante esse período, uma comissão com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc) e do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac) foi recebida pelos secretários municipais de Governo, Rui Hara, de Recursos Humanos, Arnaldo Bertone, e pelo presidente do Instituto Curitiba Saúde (ICS), José Lupion Neto.

De acordo com a presidente do Sismuc, Irene Rodrigues dos Santos, não houve nenhum avanço na reunião. "O secretário de Governo (Rui Hara) não se manifestou e quando foi questionado ficou em silêncio. Quem falou foi o secretário de Recursos Humanos", explicou Irene. Ela disse que o MP contesta a existência do ICS por dois motivos. Um é a obrigatoriedade do desconto em folha do ICS para os servidores públicos. "Outro motivo é que a prefeitura emprega verbas do SUS (Sistema Único de Saúde) no ICS, o que também contraria a Constituição", disse.

Irene afirmou que a reivindicação feita na reunião é para que a prefeitura tome uma atitude antes que saía alguma decisão do julgamento. "Pedimos uma ajuste de conduta para a prefeitura, mas até agora ela não se manifestou. A decisão judicial pode sair a qualquer momento", definiu Irene.

Do outro lado, o presidente do ICS, José Lupion Neto, disse que a prefeitura está investindo para melhorar o atendimento aos servidores. Segundo informações da prefeitura, o número de atendimentos no ICS cresceu 72% em três anos, passou de 25 mil atendimentos por mês, em 2005, para 43 mil atendimentos mensais em 2008.

Números

Segundo a prefeitura, o ICS conta com 112 médicos internos e 310 da rede contratada, 35 auxiliares de enfermagem, 76 dentistas, 67 auxiliares em odontologia, 4 psicólogos, 3 nutricionistas, 18 auditores médicos - 6 de enfermagem e 5 de odontologia -, além de equipe multidisciplinar que faz o monitoramento e acompanhamento de pacientes já tratados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]