• Carregando...
Sessão do Senado destacou que Curitiba, e não São Paulo, foi a 1ª cidade a abraçar a causa das diretas para presidente | Geraldo Magela/Ag. Senado
Sessão do Senado destacou que Curitiba, e não São Paulo, foi a 1ª cidade a abraçar a causa das diretas para presidente| Foto: Geraldo Magela/Ag. Senado

O Senado realizou ontem sessão solene para relembrar os 30 anos do primeiro comício da campanha pelas eleições diretas para presidente, realizado em Curitiba no dia 12 de janeiro de 1984. "Estamos restabelecendo uma verdade histórica. Teve gente que comemorou o aniversário das Diretas no dia 25 de janeiro, quando foi o comício de São Paulo. Mas é importante ressaltar que tudo começou no Paraná", disse o senador Alvaro Dias (PSDB).

O tucano foi um dos organizadores do comício e autor do pedido para a realização da sessão de ontem, na qual também discursaram os senadores Ana Amélia Lemos (PP-RS), Cyro Miranda (PSDB-GO) e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF). Alvaro disse que recebeu a missão de organizar o evento do deputado Ulysses Guimarães (PMDB-SP) e que, antes do sucesso em Curitiba, havia incertezas sobre o engajamento popular. O público presente na Boca Maldita foi estimado em cerca de 60 mil pessoas.

"Foi Caetano Veloso quem afirmou: se o Paraná aplaude, o Brasil delira. Foi o que aconteceu na campanha das Diretas Já. Curitiba aplaudiu e se engajou na luta pela adoção do voto direto para presidente da República, depois o país delirou", disse o senador paranaense.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]