• Carregando...
 | Cristina Gallo/Ag. Senado
| Foto: Cristina Gallo/Ag. Senado

Pinga-fogo

"Talvez o código seja a mais importante lei ambiental de nosso país e, neste momento em que o Brasil se firma como uma potência do agronegócio e da agropecuária de modo geral, é muito importante que também seja uma referência do ponto de vista ambiental."

Jorge Viana, senador (PT-AC), que defende a criação de "um ambiente de debate franco, aberto, sereno e objetivo" sobre o projeto.

O senador e ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL, foto) não desistiu de barrar a votação da Lei de Acesso à Informação no plenário do Senado. Ele quer manter na mão do governo o poder para decretar o sigilo eterno para documentos ultrassecretos. A negociação encaminhada na semana passada era para que os senadores aprovassem o texto da Câmara, que mantém esses documentos sob sigilo de no máximo 50 anos. A presidente Dilma Rousseff, e os ministérios da Defesa e das Relações Exteriores já se manifestaram favoravelmente à manutenção dessa regra aprovada pelos deputados. Dilma escalou o ministro Nelson Jobim (Defesa) para conversar com Collor. Na quinta-feira, Jobim conseguiu convencer o senador a não fazer um discurso contra o texto da Câmara. Collor tem mostrado preocupação com a abertura de documentos relativos aos direitos humanos.

Para pensar...

"O Congresso também tem o mesmo dever do governo de ter um orçamento equilibrado, no qual despesa e receita possam estar no mesmo nível."

José Sarney, presidente do Senado, afirmando que a redução das emendas individuais deste ano em função da prorrogação por mais três meses do decreto sobre restos a pagar referentes ao orçamento de 2009 não encontrará resistência dos parlamentares.

Emenda menor

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), sugeriu que a decisão de reduzir o valor das emendas individuais dos parlamentares – como defendeu a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti – seja negociada com os membros da Comissão Mista de Orçamento e que haja uma "contrapartida", isto é, se o valor é menor, então que o governo seja obrigado a liberar o dinheiro. Jucá diz que a "contrapartida" facilitará o entendimento com os parlamentares.

Mais vacina

Os deputados que compõem a Frente Parlamentar de Saúde na Assembleia paranaense solicitaram a ampliação da vacinação contra a gripe A (H1N1) a todas as crianças em idade escolar no estado. Os parlamentares alegam que o clima paranaense pode contribuir para a incidência da doença. A vacinação gratuita atende apenas crianças com até 2 anos.

WikiLeaks

Colaboradora do WikiLeaks, a jornalista brasileira Natalia Viana anunciou para daqui a "uma ou duas semanas" a divulgação de milhares de documentos inéditos sobre o Brasil. O anúncio foi feito ontem, durante o congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Segundo Natalia, todos os telegramas foram produzidos durante os dois mandatos do governo Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010). A jornalista adiantou que alguns dizem respeito a doações dos Estados Unidos para as polícias de diversos estados brasileiros.

Jatinho

O empresário Eike Batista disse ontem não ver nenhuma ilegalidade ao emprestar seu jatinho ao governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB). Segundo Eike, sua empresa, a EBX, é "diferenciada" por colocar seus aviões à disposição de funcionários e "amigos", quando há necessidade.

Lula carnavalesco

A escola de samba Gaviões da Fiel anunciou que o enredo do próximo ano vai homenagear o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O enredo da agremiação de São Paulo será "Verás que um filho fiel não foge à luta. Lula o retrato de uma nação". Em nota, a agremiação afirmou que três possibilidades de enredo estavam sendo trabalhadas até recentemente. Com o tema escolhido, a escola quer "prestar uma homenagem ao povo brasileiro, ao sertanejo sofrido e, especialmente, ao corintiano".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]