• Carregando...
Paulo Vieira, ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) | Sérgio Lima/Folhapress
Paulo Vieira, ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA)| Foto: Sérgio Lima/Folhapress
  • Frei Betto

A Casa Civil prorrogou na segunda-feira o prazo para conclusão das atividades de comissão de sindicância responsável por apurar "eventuais irregularidades" identificadas pela Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, que envolveram, entre outros, o ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) Paulo Vieira (foto). No mês passado, a PF desmontou esquema de venda de pareceres técnicos fraudulentos para favorecer interesses privados. A investigação atingiu diferentes órgãos do governo federal, como Ministério da Educação, Advocacia-Geral da União, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e a ANA. Criada em 26 de novembro, a sindicância da Casa Civil deveria concluir seus trabalhos em 30 dias. A portaria de segunda, entretanto, estende esse prazo em dez dias. Ao todo, o governo federal criou cinco comissões de sindicância para analisar as informações investigadas pela Polícia Federal.

Conversa com a presidente

Em sua coluna semanal Conversa com a Presidente, Dilma Rousseff reforçou o apelo aos empresários para que invistam no Brasil. Dilma declarou ainda que vai acelerar obras e defender o emprego e o salário dos brasileiros em 2013. A presidente voltou a garantir a redução de cerca de 20% na conta de luz de pessoas físicas e empresas no próximo ano. Esse assunto causou embate com empresas de energia elétrica administradas por governos tucanos – inclusive Beto Richa do Paraná – que não aceitaram as imposições do Planalto de diminuição de preço nas contas de luz e desistiram da renovação de suas concessões.

Bate-chapa

Às vésperas do Natal, os oito vereadores eleitos por partidos de oposição se reuniram para apontar o nome de Márcio Pacheco (PPL) como candidato a presidente da Câmara de Vereadores de Cascavel, no Oeste. João Paulo Lima (PSD) e Jorge Menegatti (PSC) foram indicados para concorrer como vice e primeiro secretário, respectivamente. Pacheco deverá enfrentar Luiz Frare (PDT), nome mais provável para o cargo pela base de apoio do prefeito eleito, Edgar Bueno (PDT).

Renúncia

O prefeito reeleito de Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana de Recife (PE), renunciou aos últimos dez dias do mandato para "se preparar" para a nova temporada à frente da prefeitura. Elias Gomes (PSDB) disse que o afastamento serve para que ele estruture a futura gestão. O período de afastamento do prefeito coincide com as semanas de Natal e Ano-Novo, mas ele afirma que está trabalhando e que não viajará até o fim do ano.

Dinheiro extra

O Ministério da Integração Nacional pode receber mais de R$ 5 bilhões em 2013 para obras de infraestrutura, como barragens e adutoras, para enfrentamento de secas extremas e outros fenômenos climáticos. A projeção otimista do ministro Fernando Bezerra Coelho parte tanto do montante empregado neste ano (R$ 3 bi) quanto do calendário das obras de transposição do Rio São Francisco, principal obra do governo brasileiro, que garante o abastecimento de água para a região Nordeste para 2015.

Pinga-fogo

"Gostaria que o partido viesse a público esclarecer se houve ou não houve culpa, se houve ou não houve ações que faltaram à ética. Acho que está precisando de uma palavra do partido a respeito de todos esses fatos que têm sido manchetes na nossa imprensa".

Frei Betto, em entrevista ao Estado de S. Paulo, sobre o caso do mensalão petista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]