• Carregando...

Com a decisão do TSE de manter a verticalização, complicou-se o quebra-cabeça da candidatura de oposição. O senador Osmar Dias (PDT), que é o candidato de alas do PSDB e PFL, terá dificuldades em viabilizar as alianças caso a direção pedetista mantenha a intenção de lançar o ex-ministro Cristovam Buarque à Presidência da República.

Calça-curta – A Procuradoria-Geral da República (PGR) deu parecer favorável à ação direta de inconstitucionalidade (Adin) contra o decreto do governador Requião que substitui os delegados calça-curta (sem formação universitária) por subtenente ou sargento da PM, em delegacias do interior que não dispunham de delegados concursados. A ação foi ajuizada pela Ordem dos Advogados do Brasil e aguarda decisão do Supremo Tribunal Federal.

Tucanos – As principais lideranças tucanas de todo o Brasil têm encontro marcado para São Paulo na segunda-feira. Entre os convidados está o deputado federal paranaense Gustavo Fruet (PSDB). O encontro está sendo organizado pelo deputado federal Júlio Semeghini, do PSDB de São Paulo. Já estão confirmadas as presenças do ex-presidente Fernando Henrique e do senador cearense Tasso Jereissati.

Decisão – Além de participar de um ato em memória do ex-governador Mário Covas, cuja morte completa cinco anos, a cúpula tucana deve debater o candidato à Presidência. O prefeito de São Paulo, José Serra, teria concordado em concorrer, e aumentaria o impasse com o governador paulista Geraldo Alckmin.

Reformas – A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) promove na próxima segunda-feira um debate sobre a reforma política. O debate terá as participações do presidente da Fiep, Rodrigo Rocha Loures; o presidente da OAB do Brasil, Roberto Busato, e do cientista político Augusto de Franco. Já participaram dos debates o vice-presidente da República, José Alencar, e os deputados federais Gustavo Fruet, Osmar Serraglio, Luiz Carlos Hauly e Antônio Carlos Biscaia (RJ).

Parques – A deputada Selma Schons (PT-PR) solicitou à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, audiência para discutir a questão da criação de unidades de conservação nos Campos Gerais. A intenção da parlamentar é ser recebida, na companhia de lideranças da região, antes do anúncio oficial da criação dos parques.

Própria 1 – Uma ala do PP já começa a falar em candidatura própria para as eleições ao governo. Com o cenário ainda indefinido, o deputado federal Ricardo Barros, lançou a idéia de apresentar a deputada estadual Cida Borghetti (que é casada com Barros) para concorrer ao governo.

Própria 2 – A tese da candidatura própria pepista é compartilhada pelo presidente do partido em Curitiba, vereador Ney Leprevost. "O PP tem ótimos nomes para concorrer ao governo e deve estudar essa possibilidade", afirma. Entre os nomes apontados por Ney estão o da deputada Cida, dos deputados federais Dilceu Sperafico e Nelson Meurer; e os prefeitos de Maringá e Guarapuava, Sílvio Barros e Ribas Carli.

Lei seca – Um projeto encaminhado pela prefeitura de Umuarama à Câmara de Vereadores quer proibir o funcionamento de bares e lanchonetes após 23h na cidade. Ficariam fora da proibição apenas os restaurantes e casas noturnas. O prefeito Luiz Renato Ribeiro (PPS) diz que a intenção é reduzir os índices de criminalidade gerados pelo consumo de bebida alcoólica.

Modelos – O secretário da Saúde, Cláudio Xavier, embarcou para Londres. para conhecer o sistema de saúde público da Inglaterra. Xavier também fará uma apresentação sobre as diretrizes do SUS e suas peculiaridades. "O SUS é o maior sistema de saúde pública do mundo. Queremos melhorar a qualidade dos serviços, já que a oferta está garantida a todos, o que não ocorre na maioria dos países", disse.

TIROTEIO

* O deputado federal Ricardo Barros (PP), que votou contra a queda da verticalização, elogiou ontem a decisão do TSE, "pela coerência mantida, um repúdio ao oportunismo patrocinado pelo presidente Lula".

* Barros disse também que os reflexos dessa decisão serão altamente positivos na sucessão do governo do Paraná.

* Mesmo afirmando que não é candidato a nada nas eleições de outubro, o vice-prefeito Luciano Ducci (PSDB) passa o fim de semana percorrendo os bairros da cidade para o lançamento de programas da prefeitura.

* Ducci afirma que vai apoiar a candidatura do ex-secretário de Saúde Michelle Caputo Neto à Assembléia Legislativa.

* O PDT de Curitiba marcou reunião para a segunda-feira para reafirmar a candidatura de Osmar Dias ao governo e discutir a chapa de candidatos a deputado estadual e federal.

* Na terça-feira, o presidente estadual do PFL, deputado federal Abelardo Lupion, conversa com Osmar em Brasília para tentar bater o martelo sobre a campanha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]