• Carregando...

O deputado estadual Rafael Greca (PMDB) é considerado, pela pesquisa realizada pelo professor Sérgio Braga, um dos parlamentares paranaenses que mantêm as melhores páginas na internet. Além dos projetos de lei que o deputado apresenta e do seu histórico profissional, é possível ouvir no site os discursos de Greca, além das entrevistas concedidas a emissoras de rádio e televisão.

O deputado é um entusiasta da rede mundial de computadores. "A internet é um instrumento valioso de democratização porque permite o contato direto das pessoas com os parlamentares e com os governantes. É mesmo uma tribuna direta, uma janela para o mandato", diz Greca. Ele afirma que, se administrasse Curitiba mais uma vez, promoveria plebiscitos pela internet, com a participação da população, promovendo a "Ágora Eletrônica".

A pesquisa destaca que 61,1% dos parlamentares que responderam ao e-mail admitiram ter sugerido ao menos uma proposição ou projeto de lei a partir de sugestões encaminhadas por e-mail. Entre os projetos que Greca apresentou baseado em idéias que recebeu por e-mail, está o recém aprovado que obriga o exame de diagnóstico de retinoblastoma em todas as crianças nascidas no estado, por uma técnica conhecida como exame de fundo de olho.

Outro parlamentar bem citado pela pesquisa é o vereador curitibano André Passos (PT). Em seu gabinete ele mantém uma funcionária para fazer o controle das mensagens eletrônicas. Por dia, são aproximadamente 200 mensagens, mas somente de 10 a 15 delas têm alguma utilidade. O vereador recebe um relatório diário das mensagens que recebe e responde pessoalmente boa parte delas. Outras, como pedido de antipó ou alguma solicitação para a prefeitura, são repassadas para a equipe jurídica, que envia a reivindicação para as secretarias municipais. Outros parlamentares que têm páginas eletrônicas bem conceituadas são o senador Alvaro Dias (PSDB), os deputados estaduais Ratinho Júnior (PPS), Tadeu Veneri (PT), Hélio Rusch (PFL) e Mauro Morais (PL). (DN)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]