• Carregando...

O quórum dos parlamentares na audiência pública de prestação de contas foi bastante baixo. Dos 54 deputados, somente 14 participaram da sessão, ou seja menos um quarto dos parlamentares. Vale lembrar que uma importante função do legislativo é a sua fiscalização dos atos do Executivo.

Presentes – A maior parte dos deputados que participaram da audiência faz parte da base aliada do governo: Alexandre Curi (PMDB), Dobrandino da Silva (PMDB), Waldyr Pugliesi (PMDB), Elton Welter (PT), Artagão Júnior (PMDB) e Edson Strapasson (PMDB). Da oposição, estiveram presentes o líder da bancada, Valdir Rossoni (PSDB), Duílio Genari (PP) e Luiz Malucelli (PSDB). Estiveram presentes também o líder do bloco independente, Reni Pereira (PSB), e os parlamentares Jocelito Canto (PTB, Rosane Ferreira (PV) e Tadeu Veneri (PT). O presidente da Assembléia, deputado Nelson Justus (DEM), conduziu a sessão.

Interesse? – Nelson Justus afirmou que, em geral, as audiências públicas têm quórum maior. "Não posso dizer que houve desinteresse porque não foi. Mas os deputados mais interessados no assunto estavam lá", disse.

Dublê – A baixa participação da oposição na audiência virou motivo para Alexandre Curi (PMDB) brincar com os oposicionistas. Segundo ele, com o quórum esvaziado, o líder do governo, Romanelli acabou tendo de fazer duplo trabalho: como líder do governo e oposição.

Menos recursos – Durante a audiência, o líder da oposição, Valdir Rossoni (PSDB), criticou o volume dos investimentos do estado. "A média da redução dos investimentos chega a 54,8%, mas atinge números alarmantes, como no caso da assistência hospitalar e ambulatorial, que teve uma diminuição de recursos na ordem de R$ 589,6 milhões, ou 82,79% se comparado aos R$ 712,2 milhões empenhados em 2006", disse Rossoni.

Fica – Os adversários que torcem pela saída do secretário de Saúde, Cláudio Xavier, do governo vão ter de esperar muito. As especulações de que ele poderia deixar a pasta não devem ser confirmar. Segundo o líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), Xavier está firme na função e a saúde tem "avançado bem".

União – Vários deputados federais presentes ontem no seminário da Fiep para discutir o orçamento federal falaram da importância de a bancada paranaense dialogar com o governo do estado para unir forças e conseguir verbas para o Paraná. Foi o caso de Alex Canziani (PTB) "O estado pode nos ajudar e nós podemos ajudar o estado porque não adianta só incluir verba no orçamento. É preciso viabilizar a vinda desses recursos", disse Canziani.

Efetivo – O deputado Luiz Carlos Setim (DEM) falou da necessidade da participação "efetiva" do governador nas discussões da Câmara Federal e da bancada paranaense.

Perseguição – A comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal vem ao Paraná, nesta semana, para checar algumas denúncias, como a expulsão de moradores de rua em Paranaguá e a possível perseguição a militantes de movimentos populares pela CPI das Invasões da Câmara Municipal de Curitiba.

Checagem – Estarão em Curitiba os deputados federais Adão Preto (PT-RS), Luiz Couto (PT-PB) e Assis Couto (PT-PR). Na Câmara Municipal serão recebidos pelo presidente, João Cláudio Derosso (PSDB), e pelo presidente da CPI das Invasões, Tico Kuzma (PSB). A CPI foi finalizada em agosto. A denúncia à comissão foi apresentada pela ONG Terra de Direitos.

Ciclistas – Integrantes do movimento Bicicletada, de ciclistas de Curitiba, estiveram ontem na Câmara Municipal e ocuparam a tribuna para pedir apoio dos vereadores a políticas de mobilidade com bicicleta. Também denunciaram ações truculentas da Guarda Municipal. Eles serão recebidos hoje pelo prefeito Beto Richa.

***

"O horário de verão atrapalhou."

Alexandre Curi (PMDB), primeiro secretário da Assembléia, fazendo piada com a baixa freqüência dos deputados na audiência de prestação das contas do governo para o segundo quadrimestre, realizada ontem na Assembléia.

***

Pinga-Fogo

A Frente Parlamentar para Assuntos Metropolitanos da Assembléia Legislativa – em conjunto com a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba – vai promover, no próximo dia 15, o 1.o Fórum de Transporte Coletivo de Curitiba e Região Metropolitana. O encontro será realizado na Câmara Municipal de Pinhais, a partir das 14 horas.

••• A disputa pela presidência do diretório municipal do PT de Curitiba ficará entre o vereador André Passos, Nivaldo Lourenço Vieira e José Alves, o Zuca. O processo de Eleições Diretas do PT será feito no dia 2 de dezembro.

••• O vereador André Passos, aliás, decidiu não ser candidato a reeleição em 2008 para a Câmara Municipal. Ele está no segundo mandato e, no ano passado, disputou uma vaga para a Assembléia Legislativa, mas não foi eleito. Passos não descarta futuras disputas de mandato, mas na Câmara Municipal não fica mais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]