• Carregando...
Rodrigo Janot, procurador-geral da República | Sérgio Lima/Folhapress
Rodrigo Janot, procurador-geral da República| Foto: Sérgio Lima/Folhapress

Pinga-fogo

"Se transformou a dívida pública em receita pública. Se abusou da ideia de que a sociedade era tola."

Delfim Netto, economista e ex-ministro da Fazenda, sobre o que considera a perda de credibilidade do governo na visão do setor privado brasileiro.

  • Delfim Netto, economista e ex-ministro da Fazenda

Um dia após a posse, o novo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, garantiu a seus colegas de carreira o direito de viajar ao exterior nas aeronaves em classe executiva, espaço mais confortável, enquanto os funcionários comuns viajam de classe econômica. A portaria entra em vigor no início de outubro e beneficia cerca de 2,1 mil integrantes dos quatro ramos do Ministério Público da União (MPU). Antes disso, os procuradores pediam ao procurador-geral, que concedia, na maioria das vezes, o benefício. A decisão recebeu críticas do senador Pedro Simon (PMDB-RS). "Cá entre nós, a primeira medida do procurador-geral não precisava ser essa", afirmou ontem em discurso no plenário do Senado.

Hay que endurecer

As duras declarações da presidente Dilma Rousseff em relação à espionagem norte-americana sobre empresas e o governo brasileiro repercutiram na Assembleia Legislativa. Na sessão de ontem, o deputado Elton Welter (PT) subiu à tribuna para elogiar efusivamente a atitude da presidente. "Já se foi o tempo em que nós precisávamos tirar os sapatos para saudar líderes de grandes potências mundiais. Este é o Brasil que não se curva", exaltou o deputado.

Arquivou

O vereador Chicarelli (PSDC) pediu ontem o arquivamento do seu projeto que regulamentava o Calendário Oficial de Eventos de Curitiba. Após falar alguns minutos na tribuna da Câmara Municipal, o vereador disse ter sido desprestigiado e que ninguém prestou atenção no que ele dizia. A proposta definia quais eventos teriam apoio da prefeitura na capital.

O número

25% a mais de chance de reeleição têm os prefeitos que fazem uma boa administração fiscal. Este é o resultado preliminar da pesquisa desenvolvida pelo cientista político Pedro Cavalcante, da Escola Nacional de Administração Pública, que analisou as eleições de 2008 em 3 mil municípios.

Dívidas

A Câmara de Curitiba aprovou em segunda votação o projeto de lei que determina a correção monetária das dívidas com valores acima de R$ 100 mil que foram parceladas pela prefeitura. Segundo a proposta, a correção será feita de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) a partir de janeiro de 2014 e se refere às dívidas não empenhadas, ou seja, sem registro de despesa, e não pagas até o dia 31 de dezembro de 2012.

Utilidade pública

A Comissão Especial criada na Assembleia Legislativa do Paraná para investigar as instituições de utilidade pública estadual pretende convocar todas as entidades declaradas como tal entre 1950 e 1991. Elas têm até o dia 31 de outubro para apresentar uma série de documentos à Diretoria Legislativa da Casa e provar que estão regulares. O edital relacionou a existência de 1981 empresas.

Pedido de mandato

O PMDB diz que irá pedir na Justiça o mandato dos detentores de cargo eletivo que deixarem a legenda para se filiar a outro partido. "A troca de partido virou uma pouca vergonha. Nós não vamos participar disso", afirmou o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE).

Colaboraram: Yuri Al’Hanati e Bruna Maestri Walter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]