• Carregando...

O senador Osmar Dias irá se reunir hoje e amanhã, respectivamente, com os ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Saúde, José Gomes Temporão, para pedir apoio ao HC. O senador paranaense será acompanhado nas reuniões pelo diretor do hospital, Giovanni Loddo, e por representantes da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas. Eles vão defender a liberação de recursos para o HC e a abertura de concurso público para a reposição do quadro de funcionários da instituição.

Volta? – A licença de um mês concedida ao secretário estadual da Saúde, Cláudio Xavier, acabou ontem e ele não voltou para o posto. Oficialmente, o governo do estado não responde se Gilberto Martin, que foi colocado interinamente como secretário, vai ser nomeado como titular. Mas na secretaria não há perspectiva da volta de Xavier ao cargo.

Especial – Xavier pode até voltar para o governo, mas como assessor especial do governador. A assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde respondeu ontem que Martin continuará respondendo como secretário e tocando projetos "a médio e longo prazo", dando a entender que a situação deve continuar a mesma. Mas não soube informar qual será o destino de Xavier.

Contra – O presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Justus (DEM), disse que os deputados devem modificar os projetos de reajuste do IPVA e das taxas do Detran para que possam ser aprovados. Mas revelou que não tem simpatia pela mensagem que altera a cobrança do imposto sobre herança e doações. "A pessoa que mantém um patrimônio durante anos pode ser obrigada a vender o imóvel no final da vida por causa da pesada carga de impostos", disse.

Reflexão – Para Justus, o governo tem de reavaliar se vale a pena tanto desgaste político pelo valor pequeno que vai ser arrecadado em impostos. Pelo menos um dos projetos do pacote tributário pode entrar em votação ainda esta semana. Mas o presidente da Assembléia não sabe ainda qual das três mensagens do governo.

Retirada – Apesar de não concordar 100% com os projetos do governo, Nelson Justus, não gostou da iniciativa da oposição de colocar o painel com os nomes dos deputados que vão votar contra o pacote tributário no meio do plenário, durante a sessão de ontem. Pediu para tirar. O líder da oposição, Valdir Rossoni (PSDB), não quis confusão e arrastou a placa na hora para um cantinho, que fica junto ao plenário e é ocupado pela assessoria da bancada.

Quase – O contrato com o Canal 21, vencedor da licitação para transmitir a programação da TV Assembléia, foi homologado na última quarta-feira e deve ser assinado nos próximos dias. A previsão é que a tevê entre no ar no dia 17 de dezembro. Enquanto isso, a GW está gravando dois programas por dia e tem centenas de horas de imagens externas em processo de edição. A equipe de jornalistas e técnicos já está trabalhando no novo estúdio montado na Assembléia.

Socorro – O deputado Ney Leprevost (PP) conseguiu abrir espaço na sessão de hoje da Assembléia para a empresa paranaense BS Colway. O empresário Francisco Simeão vai ocupar a tribuna para falar sobre o risco de ter que transferir sua produção para o Paraguai devido à intenção do governo federal de proibir a importação de pneus usados da União Européia, que são utilizados como matéria-prima na indústria remoldadora.

Audiência – O prefeito Beto Richa fará hoje uma audiência pública com moradores dos bairros Alto da XV, Cristo Rei e Jardim Social. Das 10 horas ao meio-dia, o prefeito reúne-se com moradores e lideranças da região na Igreja Cristo Rei, que fica na Rua Padre Germano Mayer, 410.

* * * * *

"Não é possível que estes dois ministérios (da Educação e o da Saúde) não sejam responsáveis a ponto de atender o Hospital de Clínicas de Curitiba e resolver os problemas da instituição. O HC, que é referência internacional em transplante de medula óssea, necessita de uma ação rápida do governo federal para sair da crise em que se encontra."

Osmar Dias (PDT-PR), senador.

* * * * *

Pinga-Fogo

A Câmara Municipal de Curitiba começou ontem a receber emendas dos 38 vereadores para o orçamento municipal de 2008. O prazo para a apresentação das emendas acaba na quarta-feira.

••• O prefeito afastado de Jaguariaíva, Paulo Homero da Costa Nanni, continuará fora do cargo por determinação da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

••• A corte negou o recurso proposto por ele contra a decisão do ministro Raphael de Barros Monteiro Filho (também do STJ), que havia suspendido acórdão do Tribunal de Justiça do Paraná que o mantinha no cargo.

••• O prefeito afastado é acusado de irregularidades na realização de licitações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]