A pane no sistema de comunicação entre aviões e o Segundo Centro de Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta 2) foi corrigida neste sábado, por volta das 15h, segundo informações do Comando da Aeronáutica. A falha no equipamento foi solucionada por uma equipe de técnicos que trabalhava no local desde as primeiras horas do dia. A Aeronáutica assegurou que na tarde deste sábado o sistema funciona com 100% de sua capacidade, mas ainda não informou o motivo do defeito.
O problema ocasionou atrasos em pousos e decolagens em aeroportos da região Sul. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as falhas começaram às 14h da sexta-feira e foram solucionadas 25 minutos depois. Às 18h da sexta-feira, os problemas de comunicação voltaram a aparecer e duraram mais algumas horas. Na manhã deste sábado, também ocorreram falhas no sistema.
De acordo com a Aeronáutica, a tendência agora é que ocorram atrasos apenas para acomodar os pousos e decolagens que já haviam sido prejudicados com as falhas. Até a noite, os horários dos vôos deverão voltar ao normal.
Leia também:
Passageiros protestam contra atrasos nos vôos no Afonso Pena



