• Carregando...
 | Arnaldo Alves-arquivo/ GP
| Foto: Arnaldo Alves-arquivo/ GP

O prefeito de Guarapuava, Fernando Ribas Carli (PP, foto), está abandonando o grupo do senador Osmar Dias (PDT) e se unindo a Beto Richa (PSDB), pré-candidato a governador. Ribas Carli já filiou ao PSDB o filho mais novo, Bernardo, que deve concorrer a deputado estadual. Seria uma forma de substituir o outro filho, Fernando Ribas Carli Filho, que teve de renunciar ao mandato na Assembleia após se envolver no acidente de carro que provocou a morte de dois jovens. Aliados de Richa, porém, temem que o desgaste político da família Carli tire votos do tucano. Beto Richa esteve ontem em Guarapuava participando de um encontro suprapartidário promovido pelo PPS.

Em alta

Dilma Rousseff

Depois de ter sua candidatura desacreditada, a ministra conseguiu subir nas pesquisas de intenções de votos para 2010. A pesquisa CNT/Sensus, divulgada nesta semana, mostra que José Serra caiu 15 pontos porcentuais desde setembro de 2008. Já Dilma melhorou seu desempenho. Embora ainda apareça atrás de Serra na pesquisa, a ministra ganharia de Aécio Neves (PSDB), o outro pré-candidato dos tucanos.

Em baixa

Quórum na Assembleia

A quarta-feira, último dia útil da Assembleia durante a semana, tem sido na verdade pouco útil. O plenário do Legislativo fica praticamente vazio nas sessões das quartas, como mostrou reportagem da Gazeta do Povo desta semana. A maioria dos deputados marca presença no painel eletrônico e, depois, some do plenário. São raros os que acompanham a sessão do começo ao fim.

Multa

O prefeito de Campo Mourão, Nelson Tureck (PMDB), foi multado em R$ 570,73, pela 2.ª Câmara do Tribunal de Contas (TC) por não ter regularizado a contratação, em 2005, de serviços no setor de saúde. O TC entendeu que a prestação de serviços nas áreas de ortopedia, fisioterapia e terapia ocupacional estava sendo realizada por meio de aditivos, o que caracterizaria contratação de pessoal sem concurso público. O prefeito informou que irá recorrer da decisão do TC.

Fumo 1

Seguindo a onda antitabagismo que tomou conta do país, a CCJ do Senado analisa na próxima semana três projetos que proíbem ou restringem o fumo em ambientes fechados. A relatora dos projetos, senadora Marina Silva (PV-AC), deu parecer favorável à proposta do senador Tião Viana (PT-AC), que proíbe totalmente o uso de cigarros em ambientes fechados públicos ou privados.

Fumo 2

A senadora, no entanto, apresentou uma emenda para alterar o projeto de Viana. Pela mudança proposta por Marina Silva, o fumo passaria a ser proibido em todos os ambientes públicos, mesmo os abertos. Na proposta de Viana, é prevista a proibição apenas em recintos fechados, inclusive nos privados. Em Curitiba, a lei antifumo já está valendo. No Paraná, a lei estadual que também proíbe o cigarro em ambientes fechados começa a valer à meia-noite de sábado para domingo.

É nossa

Em evento ocorrido ontem no Tecpar, a secretária estadual de Ciência e Tecnologia, Lygia Pupatto, pré-candidata a governadora pelo PT, estava discursando quando o governador Roberto Requião (PMDB) aproveitou uma brecha e brincou com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo (PT): "Essa é a minha candidata a governadora". O ministro rebateu de pronto: "A minha também".

Pinga-fogo

"Do ponto de vista histórico, o Tribunal deu uma grande contribuição para a biografia do ministro Tarso Genro. Retirou-o de um labirinto em que ele havia se metido. Tarso usurpou competências de outros órgãos, da Justiça italiana, da Justiça brasileira."

Do presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, ao comentar a decisão do Supremo pela extradição do ex-ativista Cesare Battisti. No começo do ano, o ministro Tarso Genro concedeu refúgio político ao italiano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]