• Carregando...

O projeto que autoriza o Poder Executivo a criar a delegacia contra o racismo e a vara para analisar crimes dessa natureza começou a ser analiado pela CCJ da Assembléia. A proposta, de autoria do presidente da Assembléia, deputado Hermas Brandão (PSDB), propõe que os órgãos ficarão encarregados de receber as queixas de intolerância racial e de tendência sexual.

Parecer – O presidente da CCJ, deputado Durval Amaral (PFL), afirma que o relator da matéria será determinado na próxima segunda-feira. Hermas Brandão espera que o projeto será aprovado até o fim deste mês.

Providências – O senador Alvaro Dias (PSDB), integrante da CPMI dos Correios, afirma que vai apresentar um projeto de lei criando uma agência de combate à corrupção. "A agência teria representantes do poder público e sobretudo do setor privado, com a participação de entidades representativas da sociedade civil. A agência, nos moldes de bons exemplos internacionais, vai sugerir leis que abram caminho para a redução dos índices alarmantes de corrupção", explica o senador.

Celas – O secretário estadual do Trabalho, Padre Roque, explicou ontem o uso de celas pré-moldadas para abrigar adolescentes durante a reforma do Educandário São Francisco. As celas foram apelidadas de "contêineres". "Tive e tenho grande resistência em aceitar isso, mas diante do problema que nós enfrentamos e para evitar conflitos fatais entre os adolescentes, temos que encontrar uma solução alternativa, enquanto os novos educandários não ficarem prontos", frisou.

Apoio da PM – O diretor do Detran, Marcelo Almeida (PMDB), afirma que vem contando com o apoio dos policiais militares, principalmente do interior, para a sua candidatura a deputado federal. Marcelo Almeida conta que os policiais dizem estar descontentes com o retorno que tiveram de alguns parlamentares nos últimos anos.

Vestibular – Um requerimento do deputado Chico Noroeste (PL) foi aprovado pelo plenário da Assembléia pedindo ao governo do estado a reabertura do vestibular de Administração da extensão da Unioeste, no município de Medianeira. O vestibular naquela instituição está paralisado deste 2003. "Cremos que o governador entenderá a situação e atenderá o nosso pedido, que visa o benefício de dezenas de estudantes daquele município", assinala.

Ecletismo – Numa prova de sincretismo partidário, o prefeito de Ponta Grossa, Pedro Wosgrau Filho (PSDB), participou ontem de uma audiência com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo (PT), agendada pelo deputado estadual Plauto Miró Guimarães Filho (PFL). Na pauta estava a possibilidade de liberação de alguns milhões de reais para o município.

Campanha – A visita acontece um mês depois de o ministro participar de um evento no município, quando discorreu sobre as fontes possíveis de recursos para investimentos em infra-estrutura. A cobrança do prefeito se refere a obras de construção de viadutos e ginásios, pavimentações e compras de equipamentos, além da reforma da rodoviária. Wosgrau voltou sem o dinheiro, mas com algumas promessas no bolso.

Sem parentes – A promotoria do município de Loanda aguarda as resposta das prefeituras e câmaras dos municípios de Loanda, Porto Rico, Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo e São Pedro do Paraná, todos na Região Noroeste, sobre a recomendação do Ministério Público, para coibir o nepotismo. A promotoria requer que todos os parentes de até 3.º grau contratados em cargo de comissão nos dois órgãos sejam exonerados.

Desarmamento – O Comitê a favor do Desarmamento promove sábado, em Curitiba, uma manifestação no calçadão da Rua XV. A intenção é reunir lideranças políticas e religiosas e terminar o ato na Boca Maldita. O vereador Paulo Salamuni (PV) está se mobilizando para levar ao ato líderes de diversas religiões.

Clonagem – Os vereadores de Curitiba aprovaram, ontem, uma lei municipal que proíbe a realização de experiências de clonagem humana na cidade. O autor do projeto, vereador Mário Celso Cunha (PSDB) acredita que a lei pode ser copiada por outros municípios do Brasil e se tornar uma regra nacional.

Pinga-fogo

* O PC do B fará um encontro nacional entre os dias 20 e 23 deste mês, em Brasília.

* Segundo o dirigente do partido em Curitiba, Joel Benin, o objetivo é discutir formas de o partido crescer e atingir os 5% dos votos válidos exigidos pela cláusula de barreira na próxima eleição.

* O deputado estadual Mauro Moraes (PMDB) defende que o Norte Pioneiro seja incluído nos roteiros que a Secretaria Estadual de Turismo está criando.

* Para Moraes, a região tem um grande potencial para o turismo ecológico.

* O presidente do TSE, ministro Carlos Velloso, informou ontem que o trabalho da comissão de especialistas criada pelo tribunal para estudar e propor mudanças na legislação eleitoral será concluído na próxima semana e imediatamente encaminhado ao Congresso.

* Ele voltou a defender a implantação do sistema distrital misto, o financiamento público de campanha mediante a concessão de incentivo fiscal e um mínimo de compromisso com a fidelidade partidária.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]