Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Supremo

STF decide desarquivar pedido de criação da CPI do Apagão

Liminar determina que Chinaglia desarquive requerimento de instalação da CPI do Apagão Aéreo que, agora, não teria mais obstáculos

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello concedeu uma liminar (decisão provisória) nesta quinta-feira (29) determinando que o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP) desarquive o requerimento de instalação da CPI do Apagão Aéreo.

O requerimento foi arquivado por decisão do plenário da Câmara dos Deputados. O ministro suspendeu os efeitos da votação em plenário e restaurou o requerimento de criação da CPI.

Mello é relator de um mandado de segurança movido por líderes da oposição. A decisão não obriga Chinaglia a instalar de imediato a CPI, mas elimina os obstáculos que existiam para a criação da comissão, que são a decisão do plenário da Câmara e o arquivamento do pedido.

Na decisão, Mello reconheceu o direito das minorias para que ocorra a investigação, que foi argumento da oposição ao pedir a liminar. Mas disse que não poderia decidir, por meio de uma liminar, que é uma decisão provisória, a criação da comissão. Segundo ele, essa questão vai ser apreciada no julgamento do mérito pelo Supremo, até maio.

"Assinalo, por necessário, em ordem a definir a extensão da presente medida cautelar [liminar], não se revelar constitucionalmente viável, a esta Suprema Corte [STF], mediante simples provimento de caráter liminar, deferir a instalação e o funcionamento provisórios da CPI. É que não existem, em nosso sistema político-jurídico, nem a instituição provisória, nem o funcionamento precário de Comissão Parlamentar de Inquérito, cuja instalação, por isso mesmo, dependerá da eventual concessão, pelo Supremo Tribunal Federal, deste mandado de segurança", declarou o ministro, no despacho.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.