• Carregando...

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes concedeu habeas-corpus na noite desta terça (29) e libertou o empresário Zuleido Veras, dono da construtora Gautama, e mais quatro funcionários da empresa.

Zuleido está preso há 13 dias, acusado pela Polícia Federal de liderar em vários estados um esquema de fraude de licitações e desvio de dinheiro público, desmontado pela Operação Navalha.

Quando levado ao Superior Tribunal de Justiça para ser ouvido pela ministra Eliana Calmon, relatora do inquérito, ele se negou a depor e foi mandado de volta para a prisão.

Além de Zuleido, o ministro Gilmar Mendes também liberou nesta terça a diretora comercial da Gautama, Maria de Fátima Palmeira; ao diretor da empresa no Maranhão, Vicente Vasconcelos Coni; a João Manoel Soares Barros, empregado da Gautama no Piauí; e ao engenheiro e diretor da Gautama Abelardo Sampaio Lopes Filho.

Com a decisão do STF, todos os 48 presos da Operação Navalha, da Polícia Federal, ganharam liberdade.

Mas Zuleido e os demais somente deixarão a cadeia depois que o habeas corpus, a ser expedido pelo STF, chegar à Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde eles estão presos. Um oficial de Justiça é o encarregado de levar o documento à PF. Não há prazo para que isso aconteça.

Mas o advogado Luiz Fernando Pacheco, que defende Zuleido e os funcionários presos da Gautama, disse ao G1 ter expectativa de que os cinco deixem a prisão ainda na noite desta terça ou na madrugada de quarta.

'Chefe'

Zuleido Veras é apontado como o chefe do esquema de corrupção desmontado pela PF. A construtora seria o centro de todo o esquema, cooptando servidores e políticos para obter favorecimento em licitações de obras públicas federais, estaduais e municipais, segundo a Polícia Federal.

O engenheiro Abelardo Sampaio seria responsável por medições irregulares de obras da construtora. Relatora do inquérito, a ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), tinha mandado Sampaio de volta para a carceragem da Superintendência da PF em Brasília após o depoimento que ele prestou nesta segunda-feira (28).

Braço direito de Zuleido Veras, Fátima Palmeira atuaria como intermediária no pagamento de propinas. Ela também tinha retornado à prisão após depor.

Vicente Coni, de acordo com a investigação, teria o mesmo papel no Maranhão. E João Manoel atuaria sob as ordens diretas de Zuleido Veras no Piauí.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]