• Carregando...
Paulo Teixeira | Fabio Rodrigues Pozzebom - ABr
Paulo Teixeira| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom - ABr
  • Tribunal Regional Eleitoral do Paraná
  • Gilmar Mendes, ministro do STF

A Câmara dos Deputados escolhe amanhã o novo vice-presidente da Casa. Ele vai substituir o paranaense André Vargas (sem partido), que renunciou à vaga na Mesa Diretora após denúncias de envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal na operação Lava Jato. A eleição será feita por votação secreta; o eleito precisará do apoio de pelo menos 257 deputados, maioria absoluta da Câmara. O PT ainda não definiu o candidato oficial – foram divulgados os nomes dos deputados Paulo Teixeira (SP, foto) e Luiz Sérgio (RJ) como pretendentes, o que estaria rachando a bancada do partido. Os petistas se reúnem hoje, a partir das 16h30, para definir o nome. Qualquer parlamentar do partido poderá se inscrever como candidato avulso. O prazo para o registro das candidaturas vai até as 19 horas de hoje.

Aliás...

A avaliação entre os petistas é que o deputado André Vargas não terá apoio do PT na luta contra a cassação. "Uma vez que houve a desfiliação, que ele fez para proteger o PT, o partido afastou-se dele. O PT não tem mais o que fazer por ele", resumiu ontem o secretário nacional de Organização do partido, Florisvaldo Souza. Vargas está sem partido desde o dia 25 de abril, quando oficializou sua saída do PT.

Genoino

A defesa do ex-presidente do PT José Genoino entrou ontem com um pedido para que o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decida se ele deve cumprir a pena pela condenação do mensalão em prisão domiciliar. Condenado a 4 anos e 8 meses em regime semiaberto no processo do mensalão, Genoino estava em prisão domiciliar desde novembro. Ele retornou ao Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, na quinta-feira, após decisão do presidente da corte, Joaquim Barbosa. Uma junta médica da Universidade de Brasília atestou que, embora seja portador de uma cardiopatia, Genoino está com seu quadro de saúde estabilizado.

Título eleitoral

Termina amanhã o prazo para a solicitação do novo título de eleitor, transferência do documento ou mudança de seção eleitoral. O processo deve ser feito diretamente em uma unidade da Justiça Eleitoral. Ontem, o dia foi movimentado no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (foto). Segundo a assessoria do tribunal, o tempo médio de espera para atendimento foi de 1 hora e 20 minutos, para eleitores comuns, e de 19 minutos para atendimentos preferenciais.

Novos prefeitos

Três municípios elegeram novos prefeitos e vice-prefeitos no domingo. Foram eleitos Wandeilton Bezerra de Queiroz (PTB), em Francisco Dantas (RN); Antônio Cardoso da Silva (PSL), em Cabeceiras (GO); e Francisco José Júnior (PSD), em Mossoró (RN). Eleitos em 2012, os prefeitos anteriores dessas cidades tiveram seus mandos cassados por compra de votos. Segundo a Justiça Eleitoral, a votação ocorreu em clima de normalidade.

Pinga-fogo

"Estamos vivendo um momento de apagão de gestão. Precisamos pensar claramente: que tipo de legado estamos deixando para os nossos filhos? Quanto piorou a gestão pública no Brasil? É um quadro de anomia muito preocupante e má qualidade dos serviços prestados."

Gilmar Mendes, ministro do STF, sobre a violência e os escândalos envolvendo a Petrobras.

Colaborou: Kelli Kadanus, especial para a Gazeta do Povo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]