• Carregando...

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) alerta para a chegada de um ciclone extratropical na região Sul do país. A previsão é de que a tormenta se forme na noite de quarta-feira. Nesta terça, os ventos já podem passar de 100 quilômetros por hora.

Na noite desta segunda-feira, um forte vento - classificado preliminarmente como um tornado pela Prefeitura de Muitos Capões - atingiu o município, que fica no nordeste do Rio Grande do Sul, a 275 km de Porto Alegre. As rajadas, que teriam durado poucos minutos, destelharem casas, o edifício da prefeitura e outros prédios públicos, como uma garagem municipal e uma agência bancária.

O temporal deixou pelo menos seis pessoas feridas, todas encaminhadas ao hospital em Vacaria. Bombeiros de Vacaria, distante 30 quilômetros de Muitos Capões, deslocaram-se para o município. Agentes da Brigada Militar e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) também estiveram no local. Por volta das 21h, toda a região ficou sem energia elétrica.

A chuva prevista para esta semana poderá superar a média para todo o mês de setembro, que varia entre 140mm a 160mm. A previsão é de que nos próximos dias, o índice pluviométrico oscile entre 80mm e 200mm no Rio Grande do Sul.

O mau tempo no Rio Grande do Sul também deixou municípios da serra gaúcha e da região de Passo Fundo sem luz em pontos isolados devido ao forte vento. Em Erechim, 10 mil residências ficaram sem energia elétrica. O forte temporal com granizo atingiu as regiões noroeste, serra e sudoeste do estado.

Bagé foi um dos municípios mais atingidos, onde mais de 200 casas foram destelhadas e seis famílias ficaram desabrigadas. Devido aos estragos, no fim da tarde, o prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi (PT), decretou situação de emergência no município.

Segundo os meteorologistas, o mau tempo no estado está sendo provocado pelo encontro de uma frente fria que vem do Sul com uma área de instabilidade vinda do Oeste - norte da Argentina e sul do Paraguai.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]