• Carregando...
Tiago Gevert, vereador | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Tiago Gevert, vereador| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo
  • Yoani Sánchez, blogueira e ativista cubana

A revelação de que há ex-servidores da Câmara de Curitiba que iriam ganhar superaposentadorias de R$ 28 mil, pagas pela Casa, levou o vereador Tiago Gevert (PSC, foto) a propor a criação de uma comissão para estudar a reestruturação do plano de remuneração dos funcionários do Legislativo municipal. Ontem, todos os outros 37 vereadores assinaram o requerimento de Gevert pela criação da comissão. O pagamento das superaposentadorias, maiores que o teto do funcionalismo municipal, foi suspenso preventivamente nesta semana pelo presidente da Câmara, Paulo Salamuni (PV).

Aliás...

Na gestão anterior, um projeto de lei sobre cargos e salários dos servidores municipais foi vetado. A Comissão Permanente de Legislação e Justiça da Câmara manteve o veto por considerar a proposta inconstitucional. O vereador Tiago Gevert quer que a comissão recém-criada formule um novo projeto esteja de acordo com a lei.

Flagrante

Júlio Batista Guimarães, atual chefe de gabinete da prefeitura e ex-prefeito de Janiópolis, no Centro-Oeste do Paraná, foi preso em flagrante ontem de manhã pela Polícia Civil. A detenção ocorreu justamente quando ele participava de uma reunião em que estavam presentes o secretário de Governo do Paraná, Cezar Silvestri, prefeitos e deputados. Batista é acusado de autorizar compra de combustíveis sem licitação.

De volta ao ônibus

O deputado federal Fernando Francischini disse ontem estar "definindo sua vida". "Podem esperar emoção", emendou o parlamentar, que, em julho do ano passado, deixou o PSDB para ingressar no PEN. À época, ao comentar a mudança, o deputado disse preferir estar "sozinho num fusquinha a andar no ônibus lotado". Embora não formalize a decisão, é grande a possibilidade de Francischini voltar ao ninho tucano – e ao ônibus lotado.

Fora Renan

Está programado para hoje à tarde, na Praça Tiradentes, um protesto contra o presidente do Senado, Renan Calheiros. Os organizadores da manifestação "Fora Renan" definem o movimento como apartidário. Os participantes do ato devem se reunir a partir das 14 horas.

STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve analisar na próxima quarta-feira o recurso contra a decisão que obriga o Congresso a votar mais de 3 mil vetos presidenciais em ordem cronológica. A votação do orçamento de 2013 depende dessa decisão. O governo está adiando colocar o orçamento em pauta no Congresso antes da decisão do STF para evitar que, posteriormente, processos questionem a execução orçamentária.

Afastamento

O afastamento automático de servidores públicos investigados por lavagem de dinheiro está sendo questionado no STF. A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) apresentou uma ação ao Supremo para derrubar o artigo da nova Lei de Lavagem de Dinheiro que trata sobre o assunto. O argumento da associação é que cinco artigos constitucionais estão sendo violados, entre eles, o da presunção de inocência.

Pinga-fogo

"Me parece um ato de fanatismo."

Yoani Sánchez (foto 2), blogueira e ativista cubana, criticando os manifestantes pró-regime comunista de Cuba que a impediram de falar em eventos dos quais participou no Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]