• Carregando...

Além da disputa da presidência da Casa, a Câmara dos Deputados vai começar o ano legislativo pressionada para que a PEC dos Vereadores, que cria 7.343 vagas nas câmaras municipais, passe a valer imediatamente. Segundo o site Congresso em Foco, uma manifestação deve ocorrer na manhã do dia 2 de fevereiro. A expectativa dos coordenadores do "Movimento pela Recomposição das Câmaras Municipais" é de que 10 mil pessoas participem do ato. A PEC amplia de 51.748 para 59.791 o número de vereadores.

O presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), Bento Batista da Silva, afirmou que a entidade não vai participar diretamente, mas apoia a manifestação. Segundo ele, o movimento é formado principalmente por suplentes de vereadores. "Uma comissão de suplentes acompanha a tramitação da PEC desde 2005", disse Silva. "Esperamos que a PEC entre em vigor na data de sua publicação. Ou seja, assim que se tornar lei, a discussão se amplia para que seja dada posse aos suplentes."

Requião e o MST

O governador Roberto Requião participa hoje do evento comemorativo aos 25 anos do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST). O encontro ocorre na cidade de Sarandi, no Rio Grande do Sul. Os integrantes do movimento vão apresentar um balanço sobre a luta do MST e as projeções para os próximos anos. A cerimônia encerra o 13º Encontro Nacional do MST e será realizada na antiga Fazenda Anonni, considerada símbolo do surgimento do MST.

Fora da CCJ

O projeto de lei que obriga bares e casas noturnas a instalarem bebedouros de água potável de forma gratuita e em locais visíveis e de fácil acesso deve ser retirado da pauta de votação da CCJ da Assembleia Legislativa do Paraná na primeira semana de trabalho da Casa. O projeto foi classificado como desnecessário pela Abrabar. Segundo a associação, caso algum cliente tenha sede e quiser pedir água da torneira, ele será prontamente atendido.

Canudinho

A lei estadual que obriga guardanapos e canudinhos serem embalados individualmente parece que terá vida curta. Stephanes Júnior, autor do projeto original, deve mudar a proposta já no começo de fevereiro. A nova ideia é que a lei dos canudinhos e guardanapos seja válida apenas para estabelecimentos localizados em rodovias e estradas do estado.

Referendo

O deputado federal e presidente do Parlamento do Mercosul, Dr. Rosinha (PT-PR), informa que até agora o clima na Bolívia é de muita tranquilidade. O deputado paranaense está em La Paz para acompanhar o referendo popular marcado para amanhã. Na votação, a população boliviana dirá "sim" ou "não" ao texto da nova constituição do país.

Polêmica italiana 1

O deputado federal Luciano Pizzatto (DEM-PR), vice-presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Itália no Congresso Nacional, assinou uma petição do Comitê dos Italianos no Brasil para pedir ao STF que decida pela extradição do ex-terrorista Cesare Battisti. Para ele, o Ministério da Justiça errou ao conceder asilo político a Battisti. "Só se dá asilo quando o outro país não tem instituições democráticas. Não é o caso da Itália", diz Pizzatto.

Polêmica italiana 2

Já para o presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Itália no Congresso, o deputado federal Ricardo Barros (PP), a extradição, ou não, de Cesare Battisti não é uma questão central. "Essa matéria é polêmica, mas ainda não avaliei os fundamentos do governo brasileiro para negar o pedido de extradição." Segundo Barros, o grupo não está articulado. "Nenhum colega me procurou para comentar o assunto."

Cinco anos

O presidente do Conselho de Administração do Grupo Odebrecht, Emílio Odebrecht, defendeu um mandato presidencial mais longo no país. A declaração foi feita durante um encontro de empresários na Federação das Industrias do Rio de Janeiro realizado nesta semana. A fala de Odebrecht foi entendido por parte dos empresários como defesa de um terceiro mandato para o presidente Lula.

Pinga-fogo

O vereador Júlio César Sobota, o Julião da Caveira, vive um dilema: como deve ser chamado agora que é vereador. Usa o nome de batismo ou continua com o apelido que usou durante a campanha política? Para resolver esse dilema, o novo vereador, membro da torcida organizada do Atlético Paranaense (por isso o Caveira no apelido), resolveu fazer uma enquete. Quem quiser dar sua opinião pode mandar um e-mail: juliao.caveira@gmail.com ou ligar para (41) 3350-4684.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]