• Carregando...

O senador Eduardo Suplicy, que já foi considerado imbatível na disputa por uma vaga no Senado por São Paulo, ganhou um concorrente de peso. É o governador do estado, Geraldo Alckmin. Por enquanto, Alckmin é pré-candidato à presidência pelo PSDB e diz que não concorrerá a outro cargo. Mas, nos bastidores políticos, não se descarta o nome dele a uma cadeira no Senado. O embate promete.

Uma pesquisa do Ibope, encomendada pelo Sindicato das Empresas Transportadoras de Carga de São Paulo (Setcesp) e divulgada nesta quinta-feira, mostra que Alckmin tem 40% das intenções de votos, seguido por Suplicy (29%) e Orestes Quércia (13%). Entre as pessoas entrevistadas, 12% ainda afirmaram que vão votar em branco ou nulo e mais 6% ainda estão indecisas ou não opinaram.

Suplicy foi eleito duas vezes ao Senado com recorde de votação. Na primeira vez, para o período 91/99, recebeu 4,32 milhões de votos (30% do total válido). Na eleição seguinte, em 1998, foi o senador com maior votação, 6,7 milhões de votos (43% do total válido). Alckmin tem a seu favor 76% de aprovação do eleitorado paulista.

A pesquisa foi feita entre os dias 18 e 23 de fevereiro, em todo o estado de São Paulo, com 1.204 entrevistados. Dentro desta amostra, 65% afirmam que a administração do tucano é ótima ou boa.

- A pesquisa serve de aviso para Suplicy. Mas não é uma surpresa - diz Maurício Garcia, gerente de projetos do Ibope.

De acordo com ele, outras pesquisas já indicavam o favoritismo de Alckmin. O resultado da pesquisa alegra principalmente aqueles que apóiam a candidatura de José Serra, prefeito de São Paulo, à presidência pelo PSDB. O desempenho de Alckmin na pesquisa pode ser usado como argumento para fazê-lo desistir da presidência e apoiar Serra.

A maior base eleitoral de Alckmin estaria no interior do estado, onde alcança 44% das intenções de voto, contra 24% de Suplicy. Na capital, os dois empatam com 35% das intenções de voto.

Suplicy se destaca entre entrevistados com maior grau de instrução. Dos entrevistados com nível superior de escolaridade, ele tem 45% das intenções de voto, contra 35% de Alckmin. Nos demais níveis de instrução, Alckmin mantém a dianteira, 47% entre os de ensino médio, 38% entre os de 5ª a 8ª série e 36% entre as intenções de voto de pessoas com até a 4ª série. No caso de Suplicy, esses percentuais são, respectivamente, 31%, 27% e 20%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]