• Carregando...
 | Ivonaldo Alexandre / Gazeta do Povo
| Foto: Ivonaldo Alexandre / Gazeta do Povo

Em alta

Ricardo Lewandowski

O ministro assumirá em definitivo a presidência do Supremo Tribunal Federal agora que Joaquim Barbosa se aposentou oficialmente.

Em baixa

Beto Richa

O governador teve vários revezes jurídicos, sendo obrigado a retirar material de páginas oficiais e a fechar sua "tenda digital".

Pinga-fogo

"Mesmo não sendo uma disputa municipal, pelo menos 14 vereadores vão concorrer a outros cargos. Por isso, será um desafio. Os que relaxarem irão cavar a própria cova, pois hoje os candidatos estão sendo constantemente observados."

Paulo Salamuni (PV), presidente da Câmara Municipal de Curitiba.

  • Nereu Moura, deputado (PMDB)
  • Paulo Salamuni (PV), presidente da Câmara Municipal de Curitiba

A pauta da Assembleia Legislativa do Paraná (foto) no retorno do recesso está praticamente vazia. São sete projetos a ser avaliados pelos deputados estaduais. Cinco deles tratam de títulos de utilidade pública. E os dois outros são de pouca relevância. Um cria a semana estadual do esporte, e o outro determina que o município de Pérola seja considerado oficialmente como a "capital do jeans" no Paraná. A pauta mostra desde já que os deputados estarão em "marcha lenta" no segundo semestre, pelo menos até a realização das eleições, em outubro. O que eles querem mesmo é tempo livre para ir ao interior fazer campanha. Já na Câmara de Curitiba, os vereadores dizem que o semestre terá temas importantes, como o Plano Diretor da cidade e a eleição para ouvidor.

Desde criancinha

O deputado Nereu Moura (PMDB, foto) aderiu de vez à campanha de Roberto Requião (PMDB) para o governo do estado. Adepto da tese de que o partido deveria ter ido com Beto Richa (PSDB), agora Nereu faz discursos inflamados no interior defendendo o requianismo. Questionado, o deputado diz que esse é "o caminho natural" e que muitos dos colegas que estavam ao lado de Richa já aderiram a Requião. "Não tem como não apoiar o próprio partido. O discurso fica manco." A previsão de Nereu, é de que, com o tempo, todo o PMDB esteja unido de novo.

Único negro ao Senado

O advogado capixaba André Luiz Moreira, 41 anos, é o único candidato negro a disputar uma vaga ao Senado nas eleições deste ano. Atualmente, dos 81 senadores, apenas dois são negros – Paulo Paim (PT), do Rio Grande do Sul, e Magno Malta (PR), também do Espírito Santo. Embora representem 50,7% da população, negros ainda são minoria na disputa dos governos estaduais, Presidência e Senado. Moreira, que concorre ao Senado pelo PSol, já presidiu a comissão de Direitos Humanos na OAB-ES e também é músico.

40 anos

Neste ano em que tenta sua quarta eleição para o Senado, Alvaro Dias (PSDB) também tem uma data histórica para comemorar: completam-se 40 anos da primeira eleição dele para o Congresso Nacional. Em 1974, depois de ter sido vereador em Londrina e deputado estadual, ele chegou jovem a Brasília. Segundo Sylvio Sebastiani, em relato feito nos anos 1990, Alvaro à época era "a atração das moças, a esperança da juventude".

Em família

O que o empresário Joel Malucelli (PSD), candidato a suplente de Alvaro Dias (PSDB) e aliado de Beto Richa (PSDB), fazia ontem em um evento do PMDB? A resposta é simples: estava ao lado do genro, o deputado federal João Arruda (PMDB), dono da festa.

Nem atropelado

O vereador Professor Galdino (PSDB) não ficou muito tempo no estaleiro depois de ser atropelado. Já está nas ruas de novo ao lado de seu famoso triciclo pedindo votos para deputado estadual. "Minha campanha é pautada pela resiliência e pela fé", escreveu nas redes sociais.

No escuro

Os principais institutos de pesquisa do país continuam em silêncio sobre a eleição no Paraná. Nem Datafolha nem Ibope têm levantamentos registrados na Justiça Eleitoral para o estado para os próximos dias.

Só na capital

Preso à capital pelos compromissos de governo, Beto Richa (PSDB) tem concentrado parte importante de sua campanha na Região Metropolitana de Curitiba. Nas noites durante a semana tem ido a cidades do entorno da capital, como Colombo. Neste fim de semana, ficará em Curitiba para a caminhada com Aécio Neves e permanecerá na cidade também durante o domingo.

Dois candidatos

O deputado federal Dr. Rosinha (PT) diz com todas as letras que a campanha de Dilma Rousseff (PT) tem dois candidatos ao governo do Paraná. Em nota oficial sobre caminhada que ocorrerá no próximo sábado (dia 9) em Curitiba, o deputado afirma que não é só o PT que terá apoio de Dilma. "Os filiados e simpatizantes de todos os partidos coligados estão convidados a participar desta grande mobilização nacional, inclusive os nossos dois candidatos a governador", diz. Além de Gleisi Hoffmann (PT), o outro candidato é Roberto Requião (PMDB).

Colaboraram: Rogerio Waldrigues Galindo, Paulo Galvez da Silva e Talita Boros Voitch.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]