• Carregando...
Deputado também comparou casamento entre pessoas do mesmo sexo à zoofilia. | Andre Rodrigues /
Gazeta do Povo
Deputado também comparou casamento entre pessoas do mesmo sexo à zoofilia.| Foto: Andre Rodrigues / Gazeta do Povo

O deputado federal Hidekazu Takayama (PSC-PR) declarou, durante sessão da comissão especial que votou o estatuto da família, que os próprios homossexuais são responsáveis pelos dos crimes de homofobia, em “briguinhas íntimas”. O deputado, que é pastor da Assembleia de Deus, também comparou o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo à relação afetiva entre seres humanos e animais.

“Eu desafio qualquer jornalista investigativo a descobrir, dos quase 4 mil casos de assassinatos de homossexuais, quantos foram praticados por católicos ou evangélicos? Nenhum. Então quem deveria ir para a cadeia são os homossexuais. Eles é que nas briguinhas íntimas cometem os crimes”, declarou o deputado. “Se continuar com esse tipo de argumento que dois homens e duas mulheres formam uma família, daqui a pouco vai ter homem com vaca e vai virar avacalhação”, concluiu.

Pelo projeto de lei que cria o estatuto da família, aprovado na comissão por 17 votos a 5, a definição de família é restrita a casais heterossexuais – ignorando tanto casais homossexuais como mães ou pais solteiros. Apesar de não implicar na proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo, liberado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2013, o projeto pode ter importância na definição de políticas públicas para a família. O projeto segue para votação no Senado.

Takayama participou da discussão mas não era participante da comissão – cujo relator era outro paranaense, Diego Garcia (PHS-PR), ligado ao movimento católico Renovação Carismática. A reportagem tentou entrar em contato com Takayama para explicar as declarações, que não possuem qualquer embasamento estatístico, mas não teve sucesso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]