• Carregando...

Para o líder do governo na Assembléia, deputado Dobrandino da Silva (PMDB), é necessária a votação urgente do decreto legislativo que anula o acordo de acionistas da Sanepar para que o governo mantenha os programas sociais. "O programa da tarifa social atende 360 mil famílias e possibilita o acesso aos serviços de saneamento básico a mais de 1,4 milhão de paranaenses. Isso só pode ser feito porque a Sanepar não tem como principal objetivo, o lucro", defende.

TV Câmara – O vereador Paulo Salamuni (PV) afirma que o novo plenário da Câmara de Curitiba terá condições de receber as instalações da TV Câmara. A proposta original foi apresentada por ele em 1999 e até agora, não foi viabilizada a sua instalação por problemas de infra-estrutura. O presidente da Casa, João Cláudio Derosso, afirma que para realizar a idéia é preciso uma licitação para escolher o prestador de serviços.

Voto de louvor – A Assembléia Legislativa do Paraná aprovou nesta semana um Voto de Louvor e Congratulações à Rede Paranaense de Comunicação (RPC) pelo novo projeto gráfico da Gazeta do Povo. A proposição foi do deputado Geraldo Cartário (PP) que destacou a inovação na forma de apresentação das notícias do estado.

Para os prefeitos – O ministro das Cidades, Márcio Fortes, confirmou sua ida a Foz do Iguaçu, no dia 22 de setembro, para a abertura da Conferência Estadual das Cidades. O convite foi feito pelo governador Requião e pelo secretário do Desenvolvimento Urbano, Renato Adur. No evento serão analisadas e escolhidas as propostas paranaenses à conferência nacional, marcada para dezembro.

Ex-governador – Um livro contando a trajetória política do ex-governador Octávio Cesário será lançado no dia 6 de setembro em Londrina. "O homem dos três poderes", de autoria de Teresa Godoy retrata a atuação de um dos mais destacados políticos do Paraná nas décadas de 60 e 70.

Exemplos – O prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi (PDT), defendeu durante o Fórum Futuro 10 Paraná, promovido pela RPC, que a Região Oeste deve se inspirar nos exemplos da Coréia do Sul e do Japão para se desenvolver. "O Japão era um país considerado inferior por volta de 1915 e hoje é a segunda potência mundial. Já a Coréia do Sul, que havia sido destruída pela guerra em 1954, hoje tem uma renda cinco vezes superior à do Brasil", comparou.

Receita – Para ambos os casos, diz o prefeito Paulo Mac Donald, a receita do sucesso foi o mercado livre. "Coréia e Japão souberam colocar nos postos-chave pessoas preparadas para as respectivas funções". O prefeito aproveitou a ocasião do Fórum para lançar a proposta de criação de uma área industrial com 1,3 milhão de m2, para atrair investimentos que desafiem os produtos estrangeiros contrabandeados do Paraguai.

Divulgação – Dentro da política do governo do estado de divulgar o que está fazendo de positivo, o chefe da Casa Civil, Caíto Quitana, destacou ontem as obras para Região Sudoeste, onde fica sua base eleitoral. "O governador está fazendo a diferença ao retomar obras rodoviárias paradas. ele determinou, por exemplo, o reinício da pavimentação dos 27 km que liga os municípios de Foz do Jordão e Mangueirinha", disse Caíto.

Atletiba – Um Atletiba de veteranos deve marcar a reinauguração da Praça Central da Vila Nossa Senhora da Luz. Quem garante é o vereador Beto Moraes (PL), que recebeu nesta semana uma comissão de líderes comunitários, comandada pelo suplente de vereador Chico Oliveira, solicitando a restauração do espaço público.

Alternativas – Os prefeitos da Antonina e Morretes, Kléber Fonseca e Hélder dos Santos, respectivamente, garantem que têm uma solução para a construção de uma estrada que ligue as duas cidades ao Porto de Paranaguá sem ferir a questão ambiental. A idéia é retirar o tráfego de caminhões do centro de Morretes. O estudo já foi apresentado ao superintendente do porto, Eduardo Requião.

Pinga-fogo

* Com tanta polêmica, o projeto de mudança do Código de Ética da Câmara Municipal deve ser votado apenas em outubro.

* O presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), promete, até lá, acalmar os ânimos.

* Depois de oito anos na oposição, os deputados governistas estão colhendo os frutos por estarem no poder.

* O primeiro-secretário da Assembléia, Nereu Moura (PMDB) passa o fim de semana entregando obras na sua base eleitoral.

* Ontem, Moura assinou convênio para a construção de casas populares e implantação do Corpo de Bombeiros, em Guaraniaçu.

* O deputado estadual, Augustinho Zucchi (PDT), participou ontem, em Pato Branco, do anúncio da construção do Sesc.

* A obra foi anunciada pela Federação do Comércio do Paraná e vai custar R$ 8 milhões.

* O Partido da Mobilização Nacional do Paraná completou na semana, a instalação de 80 diretórios municipais no estado.

* Segundo o presidente do diretório de Curitiba, Pedro Manoel Neto, a bandeira do partido para a eleição de 2006 será a defesa da legalidade e práticas éticas na política.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]