• Carregando...

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já recenseou mais de 105 milhões de pessoas e cerca de 34 milhões de domicílios em todo o país. De acordo com dados preliminares, divulgados nesta sexta-feira, a taxa de fecundidade das áreas rurais está se aproximando da de áreas urbanas. A informação, ainda preliminar, faz parte da Contagem da População 2007. Segundo presidente do instituto, Eduardo Pereira Nunes, a média de pessoas por casa caiu de 3,92 para 3,56.

A Contagem da População foi realizada em 5.414 municípios com até 170 mil habitantes e em mais 21 municípios, situados em 14 estados onde, além da capital, um ou dois excedem esse teto de população. Para os 129 municípios restantes, incluindo o Distrito Federal, onde não houve contagem, repetiu-se preliminarmente a estimativa da população de 2006.

Os resultados ainda são preliminares, mesmo com o processo de coleta de informações finalizado. A relação final da população dos 26 estados e do Distrito Federal será divulgada no dia 24 de setembro de 2007.

Pela primeira vez, pesquisa foi feita com computadores de mão

Em abril, o IBGE colocou 82 mil recenseadores nas ruas para elaborar a contagem populacional, realizada simultaneamente ao censo agropecuário. Pela primeira vez, as pesquisas do instituto foram feitas com computadores de mão. Como os dados foram trasmitidos dos locais de coleta diretamente para os servidores do IBGE, o prazo de divulgação pode ser considerado recorde.

O projeto do computador foi desenvolvido especialmente para o IBGE. Cada um custou R$ 996. Ele é equipado com GPS e contém, além dos questionários, análises críticas que limitam os erros de preenchimento

Pela primeira vez também, o IBGE vai contar o casais homessexuais. No questionário da contagem, o entrevistado poderá escolher entre as opções cônjuge, ou companheiro, do mesmo sexo ou de sexo diferente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]