Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paraná

TC anula decretos que promoveram servidores

Três decretos do governo do estado que determinavam progressão de carreira para servidores públicos foram considerados inconstitucionais pelo Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR). De acordo com o órgão, as determinações, de 2010 e 2012, ferem a Constituição Federal.

Os decretos estaduais 7.774/10, 6.320/12 e 6.321/12 farão com que processos de aposentadoria e pensão, que tramitavam no TC, voltem para a Paranaprevidência e para a Secretaria de Adminis­tração, para revisão.

A progressão de carreira, nos decretos revogados, era prevista para os funcionários que cumprissem tempo de serviço de pelo menos cinco anos. Como não houve má-fé dos servidores beneficiados, não será necessária a devolução de valores.

A decisão é do Pleno do TC e foi proferida em julgamento de incidente de inconstitucionalidade.

A Secretaria de Admi­nistração, por meio de nota, afirmou que a decisão do tribunal foi questionada pela Procuradoria-Geral do Estado "em embargo de declaração, solicitando efeito suspensivo (...), de modo que não haverá impacto imediato para nenhum servidor".

O governo do estado aponta que já enviou projeto de lei para a Assem­bleia Le­gis­lativa, a fim de regularizar por meio da legislação a promoção dos servidores prevista nesses decretos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.