• Carregando...
O presidente do TC, conselheiro Artagão de Mattos Leão, entregou à vice-governadora eleita, Cida Borghetti, um documento com contribuições para o segundo mandato do governador Beto Richa | Tribunal de Contas do Paraná / Divulgação
O presidente do TC, conselheiro Artagão de Mattos Leão, entregou à vice-governadora eleita, Cida Borghetti, um documento com contribuições para o segundo mandato do governador Beto Richa| Foto: Tribunal de Contas do Paraná / Divulgação

Governadores eleitos recebem relatórios do Pacto pela Boa Governança

A sinalização apontada pelos participantes do evento Pacto pela Boa Governança - Um Retrato do Brasil é de que pessoas eleitas para cargos no Poder Público se esforçarão para melhorar a qualidade da gestão nos próximos anos. Ao receber o documento digital com os resultados dos estudos promovidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Aloizio Mercadante, disse que o governo vai se empenhar no próximo mandato da presidente Dilma Rousseff para uma prática de boa governança nas áreas prioritárias elencadas no evento.

"Quanto mais próximos estivermos [governo e tribunais de contas], mais poderemos avançar, superar dificuldades, corrigir erros e combater irregularidades. Vamos nos debruçar na Casa Civil, e voltaremos ao TCU para discutir o relatório final", ressaltou Mercadante, ao participar do encerramento do evento. O ministro Augusto Nardes, presidente do TCU, avaliou que o encontro foi um "evento prazeroso", que reuniu parte das autoridades mais importantes do país para discutir gestão pública. Segundo ele, o TCU vai entregar para o governo indicadores de governança feitos em mais de 12 instituições.

A vice-governadora eleita do Paraná, Cida Borghetti, recebeu na manhã desta segunda-feira (17) um diagnóstico elaborado pelo Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR), com sugestões para o próximo mandato de Beto Richa. Uma das recomendações é que o governo do estado cumpra o índice mínimo de gastos com saúde e também tenha cuidado com a qualidade dos gastos para o setor, feitos via transferência voluntária.

Para a educação, destaca-se o cuidado necessário com os gargalos do ensino médio, como infraestrutura, capacitação dos professores e evasão escolar. Além disso, o documento cita que há ações semelhantes sendo executadas por diferentes entidades.

Na previdência, um dos itens analisados é a ausência de previsão legal da contribuição previdenciária de inativos e pensionistas. "Esperamos que o documento seja analisado pela nova gestão e contribua de forma decisiva para solucionar deficiências ali apontadas", declarou o presidente do Tribunal, Artagão de Mattos Leão, segundo nota divulgada pela instituição.

Ao receber o documento, a vice-governadora afirmou que pretende manter uma "política de boa vizinhança" com o TC.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]