Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
freio na arrecadação

TC impede governo Richa de negociar créditos tributários na bolsa

Intenção da administração estadual era vender os direitos creditórios do estado no Programa Paraná Competitivo para levantar recursos para obras de infraestrutura e logística

O pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
O pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo)

Por decisão do Tribunal de Contas do Estado (TC-PR), a Companhia Paranaense de Securitização – que tem como idealizador e um dos sócios o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa − está impedida de realizar operações de cessão de direitos creditórios do governo do Paraná. A partir do segundo semestre deste ano, a empresa iria, por meio de créditos tributários que o governo tem a receber no Programa Paraná Competitivo, estruturar ações no mercado de capitais para levantar recursos para obras de infraestrutura e logística.

No entanto, para o TC, não estão claros “os critérios de seleção dos créditos, qual o custo previsto para essas cessões e qual a forma de contabilização dos recursos”, bem como o “impacto sobre gerações futuras” e “a margem de lucro que se espera pagar aos investidores em face do risco envolvido”. Diz ainda que o tema não está pacificado no Judiciário e que é necessária autorização do Ministério da Fazenda.

“[A medida] representa um verdadeiro compromisso financeiro assumido pelo estado, uma vez que este, ao trocar recebíveis futuros por recebíveis à vista, gera o comprometimento do recebimento de recursos orçamentários futuros, mediante desconto de uma taxa de juros explícita ou implícita, arcando, também, com os custos da cobrança”, diz o relatório do tribunal.

Nesta terça-feira (13), o TC aprovou por unanimidade – com 17 ressalvas, 29 determinações e 4 recomendações − as contas de 2015 do governador Beto Richa (PSDB). No entanto, numa decisão incomum, determinou a abertura de tomada de contas extraordinária para apurar a atuação do secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, à frente da pasta.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.