• Carregando...

O aumento da taxa de desemprego em janeiro na comparação com dezembro já era esperado, disse o gerente da Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, Cimar Azeredo, lembrando que, de um mês para o outro, geralmente ocorre a dispensa de trabalhadores temporários e um incremento no número de pessoas à procura de uma vaga.

Mas o técnico lamentou a retração do emprego formal e do rendimento médio dos trabalhadores, que em dezembro haviam crescido, respectivamente, 2% e 1,8%.

- O que trouxe desconforto na pesquisa foi a queda do rendimento e do emprego com carteira assinada. Ao contrário do que acontecia historicamente, quando os empregos criados em dezembro eram de baixos salários e na informalidade, tivemos um dezembro com um mercado de trabalho melhor. Com a dispensa dos temporários em janeiro, esses dois indicadores pioraram - comentou Azeredo.

O rendimento médio real dos trabalhadores caiu 1,2% em janeiro ante dezembro, mas teve alta de 2,3% em relação a janeiro de 2005, ficando em R$ 985,90. O emprego formal, por sua vez, retraiu-se em 0,5% frente ao último mês do ano passado, mas também mostrou recuperação ante janeiro de 2005, subindo 6,4%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]