• Carregando...
Funcionário do Museu Oscar Niemeyer arruma telas para a exposição que abre à visitação amanhã | Brunno Covello/Gazeta do Povo
Funcionário do Museu Oscar Niemeyer arruma telas para a exposição que abre à visitação amanhã| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo

As 15 obras de arte apreendidas com a doleira Nelma Kodama no início da Operação Lava Jato, em março do ano passado, serão expostas no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, a partir de amanhã, junto com outras 55 telas.

A mostra "Acervo MON: Aquisições 2013/2014" traz obras incorporadas ao acervo do museu nos últimos dois anos.

As telas estavam na casa e no escritório da doleira Nelma, já condenada a 18 anos de prisão em regime fechado por participação no esquema da Lava Jato. A compra de objetos de arte seria uma forma de lavar o dinheiro do crime.

Na coleção apreendida, estão obras de Di Cavalcanti, Iberê Camargo, Aldemir Martins, Cícero Dias, Orlando Teruz, Claudio Tozzi, David Cymrot, Gerardenghi, Gomide, Heitor dos Prazeres, Mario Gruber e Tony Koegl. As obras são das décadas de 1960 a 1980.

As telas passaram por um período de preparação antes de serem expostas. "Você tem de fazer uma ficha técnica da obra e ela tem que ficar na quarentena", explica a diretora do MON, Estela Sandrini. "São 40 dias em uma sala especial para não contaminar outras obras", afirma. Depois da quarentena, as telas passaram por um processo de limpeza. Segundo Estela, todos os quadros estavam bem conservados.

O MON já manifestou interesse em mantê-las no acervo do museu. A decisão, porém, será do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na Justiça Federal de Curitiba.

Outras obras

As outras 55 obras que compõem "Acervo MON – Aquisições 2013/2014" foram doadas nos dois últimos anos.

A exposição ficará em cartaz até dia 8 de março. A entrada custa R$ 6 e R$ 3 (meio-ingresso).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]