• Carregando...
 | Divaldo Moreira/Gazeta do Povo
| Foto: Divaldo Moreira/Gazeta do Povo

O ex-prefeito de Guarapuava Vitor Hugo Burko foi condenado a devolver R$ 525 mil aos cofres públicos. Segundo o Tribunal de Contas da União, em seu mandato como prefeito ele não teria comprovado a aplicação de parte do dinheiro recebido para construir casas populares na cidade. O dinheiro fazia parte do Programa Morar Melhor, do Ministério das Cidades. O objetivo do contrato era a construção de 100 unidades habitacionais na área urbana, no bairro Morro Alto, e 25 na área rural, em Gramados. Burko foi prefeito de Guarapuava por dois períodos, de 1997 a 2004. Cópia da decisão foi enviada à Procuradoria da República no Paraná. O ministro Valmir Campelo foi o relator do processo. Cabe recurso da decisão.

Número

8.633.214 eleitores justificaram, segundo o TSE, a ausência no primeiro turno das eleições 2010. O prazo para justificar terminou quinta-feira.

Reposição

A escalação do secretariado do governador eleito Beto Richa (PSDB) vai desfalcando o primeiro escalão da prefeitura. Cabe ao atual prefeito Ducci preencher as lacunas abertas o mais rápido possível. Ontem, a nomeação de Norberto Ortigara como secretário de Estado da Agricultura deixou vaga a Secretaria de Abastecimento de Curitba. Mas só por algumas poucas horas. O agrônomo Humberto Malucelli Neto assumiu ontem mesmo o lugar deixado por Ortigara.

Fim da Escolinha?

A participação especial do governador em exercício, Nelson Justus, no comando da "Escolinha" na próxima terça-feira inicia a contagem regressiva pelo fim da atração da Paraná Educativa. Depois desta, restarão apenas outras três edições comandadas pelo governador Pessuti. Não consta que Beto Richa vá manter o programa criado pelo ex-governador Roberto Requião.

Mr. Wonderful

Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu novo filme, Tetro, filmado em Buenos Aires, o cineasta Francis Ford Coppola, autor da trilogia O poderoso chefão, deu entrevista ao Programa do Jô, na última quarta-feira. Falando sobre suas visitas constantes ao Paraná, disse que tem pelo menos um amigo paranaense: o ex-governador Jaime Lerner, definido pelo diretor como "um homem maravilhoso".

Compra de votos

A Justiça Eleitoral do Acre decretou a prisão preventiva da deputada federal eleita Antonia Lúcia (PSC). A decisão, tomada na semana passada, foi divulgada ontem. Ela é investigada pela Justiça Eleitoral por compra de votos, distribuição de bens e formação de caixa dois durante a campanha deste ano. A deputada eleita é presidente da executiva regional do PSC no estado.

Erramos

Diferentemente do que foi publicado na edição de ontem da Gazeta do Povo – "Pessuti passa o governo às ‘boas mãos’ de Nelson Justus", página 17 –, os deputados Nelson Justus (DEM) e Alexandre Curi (PMDB) não respondem a processo na Justiça por formação de quadrilha. Os dois parlamentares foram denunciados por improbidade administrativa pelo Ministério Público Estadual pela contratação de funcionários fantasmas.

Bordão

Um dos bordões do presidente Lula virou título de uma "série especial" do blog do Planalto, um dos meios de divulgação de notas à imprensa da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. "Nunca antes...", uma referência à famosa frase do presidente – "Nunca antes na história deste país" – abordará ações de "destaque" do governo até o dia 31 de dezembro, quando termina o mandato de Lula. A série "Nunca antes..." segue a linha dos discursos do presidente de ressaltar pontos positivos das políticas públicas do governo e ignorar problemas e áreas que receberam menos atenção.

* * * * *

Pinga-fogo

"O presidente Lula sempre me criticou porque dizia que eu me metia demais na política depois da Presidência. Agora é ele quem está se metendo demais."

Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente, criticando a interferência de Lula na escolha dos ministros de Dilma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]