• Carregando...
Deputados devem votar destaques ao projeto na terça-feira. | José Paulo Lacerda/CNI
Deputados devem votar destaques ao projeto na terça-feira.| Foto: José Paulo Lacerda/CNI

O governo federal vai enviar uma proposta até segunda-feira (13) ao relator do projeto que amplia a terceirização no país, deputado Arthur Maia (SD-BA), para inserir no texto final a tributação de 11% ao INSS para todas as empresas contratantes de trabalhadores terceirizados. O esforço dos últimos dias para incluir a medida fiscal no texto envolveu até o vice-presidente Michel Temer (PMDB), novo articulador político do governo Dilma Rousseff.

articulador político

Apesar de Temer estar no comando da articulação política do governo federal desde quarta-feira (8), a transferência de atribuições da Secretaria de Relações Institucionais para o vice-presidente só foi oficializada nesta sexta (10) no Diário Oficial da União. De acordo com o despacho de Dilma, a mudança considerou “que o Brasil passa por desafios importantes na economia que requerem maior interação e harmonia de objetivos dos Poderes Executivo e Legislativo”.

Em telefonema para Maia, Temer pediu que ele estendesse as negociações das questões fiscais com a equipe econômica do governo Dilma até a votação dos destaques, prevista para ocorrer na próxima terça (14). Desde o início foi o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, quem assumiu o controle das negociações com o Congresso para evitar que o projeto gere perdas grandes de arrecadação.

O texto, que recebeu o sinal verde da maioria dos deputados em votação na última quarta (8), incluiu boa parte dos pedidos de Levy e do secretário da Receita Federal, Jorge Rachid. O projeto aprovado contou com a instituição da cobrança de impostos e tributos federais, como IR, CSLL e PIS/Cofins, para as empresas contratantes − hoje, apenas as empresas intermediadoras de mão de obra terceirizada, isto é, as companhias contratadas para ceder os trabalhadores para a empresa contratante é que recolhem esses tributos. Mas Maia deixou de fora a questão do INSS.

Terceirização do trabalho: segurança jurídica ou precarização?

Projeto aprovado na Câmara permite que atividades-fim sejam terceirizadas. Proposta, que agora será apreciada pelo Senado, ainda não é um consenso

Leia a matéria completa

Ficou acertado que o governo enviaria uma proposta final ao relator, na tentativa de sensibilizá-lo a ceder e aprovar um destaque alterando seu texto final. Aos jornalistas, Maia afirmou que está aberto a negociações até segunda-feira, mas que sua posição “é clara”: “Meu projeto final é aquele aprovado por 324 deputados”.

De forma geral, o governo é contra a proposta. Em nota, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, afirmou que o texto “não é bom para o país”. “O projeto é ruim, pois permite que toda relação de trabalho seja terceirizada, portanto, precarizada. Reduz os salários e os fundos de seguridade social. Não é bom para os trabalhadores.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]