• Carregando...
Lula e Temer em encontro no Instituto Lula no ano passado. | Ricardo Stuckert/ Instituto Lula
Lula e Temer em encontro no Instituto Lula no ano passado.| Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

O vice-presidente Michel Temer está se licenciando da presidência do PMDB. O vice-presidente do partido, senador Romero Jucá (RR), assume o comando por tempo indeterminado. A decisão foi tomada pelos peemedebistas após a escalada de ataques contra Temer desferidos pelo ex-presidente Lula. Com o afastamento do vice, a cúpula partidária busca resguardá-lo, já que o PMDB avalia que é necessário subir o tom no contra-ataque ao ex-presidente.

Jucá fará um pronunciamento nesta terça-feira (5) na tribuna do Senado já em resposta a Lula, que afirmou, em ato contra o impeachment de Dilma, que se o vice quer ser presidente, “deve disputar no voto”. Lula vem fazendo críticas ao vice desde a semana passada, e o PT intensificou a estratégia de desgastar a imagem de Temer e explorar a ligação dele com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

A decisão foi sacramentada em um jantar na casa de Jucá com a presença de Temer, que viajou de São Paulo para Brasília especialmente para essa reunião.

Lula

Nesta segunda-feira (4), em ato contra o impeachment organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, Lula atacou Temer e cobrou que seja preparada uma mobilização para o dia em que o impeachment for colocado em votação na Câmara.

“Não tenho nada contra o Michel Temer. A única coisa que poderia falar é, companheiro Temer, se você quer ser presidente da Republica, dispute a eleição, meu filho. Vai para a rua pedir voto. Esse negócio de pensar em encontrar um caminho para chegar lá não dá certo.”

Na avaliação do ex-presidente, os movimentos sociais que lutam contra o impedimento de Dilma precisam estar preparados para fazer uma grande mobilização no dia da votação do afastamento da presidente na Câmara. “No dia que for colocado em votação o impeachment, nós temos que estar na rua. Estão querendo preparar uma mutreta para nós, estão querendo avisar apenas os coxinhas”, afirmou Lula, complementando ser necessário “avisar nosso povo” que não deverá ser permitido que “nossa constituição seja rasgada e nossa democracia arranhada”.

O líder petista ainda prometeu que, se for autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a tomar posse como ministro da Casa Civil, o governo vai abrir um amplo diálogo com os movimentos sociais. “Se tem alguém que reclama que a presidente Dilma não conversa, vai se lascar porque vou conversar mais do que bicho ruim.”

Lula anunciou que nesta terça viajaria para Brasília e mandou um recado para a presidente: “Dilminha, segura a barra porque não vai ter golpe neste país”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]