• Carregando...

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, tratou de colocar panos quentes na polêmica sobre a possível candidatura própria do PT versus apoio ao senador Osmar Dias (PDT) – pré-candidato ao Palácio Iguaçu –, nas próximas eleições para o governo do estado. "O nosso principal projeto é lançar candidatura para a Presidência. Os estados vão ter de se subordinar a essa necessidade. Dentro do partido há, porém, a tendência de ter candidatura própria para o governo do estado. Agora, não podemos ficar com uma só alternativa. O PDT é de nossa base aliada. A decisão terá de ser tomada no devido tempo", disse Paulo Bernardo, no encontro com os engenheiros do Instituto de Engenharia do Paraná.

Prazo adiado

O TSE adiou para 31 de dezembro o prazo para a quitação final de contas de campanha dos candidatos que disputaram o primeiro turno das eleições municipais. O pedido foi feito por quatro partidos – DEM, PSDB, PT e PMDB. A medida não atinge os eleitos, pois a conta desses concorrentes terão de ser apreciadas antes da diplomação, em 18 de dezembro.

Liderança paranaense

Dois políticos paranaenses estão especialmente interessados na votação para o prêmio Congresso em Foco, que escolhe o parlamentar que melhor exerceu o mandato em 2008. Na categoria senador quem lidera é Alvaro Dias (PSDB-PR). Na deputado federal, a liderança é de Fernando Gabeira (PV-RJ), mas Gustavo Fruet (PSDB-PR) aparece em terceiro lugar. Faltam ainda 20 dias para ser divulgado o resultado final.

Aprendendo a ser prefeito

O governo do Paraná abriu inscrições para o II Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos. O evento será de 3 a 5 de dezembro, em Foz do Iguaçu. Quem desejar se inscrever poderá fazê-lo pelo site www.liderespublicos.pr.gov.br ou pelo telefone (41) 3254-7244. O objetivo do encontro é preparar os eleitos para os cem primeiros dias de mandato. Participarão ainda técnicos das secretarias, autarquias e empresas estaduais.

Viagens planejadas

Quem estranhou a viagem do governador Roberto Requião a Dubai pode se preparar que novas rotas internacionais estão nos planos do governo neste ano e em 2009. Segundo deputados estaduais da base aliada, a idéia é deixar o vice-governador Orlando Pessuti assumir o estado mais vezes para que possa inaugurar obras e assinar acordos. Tudo porque Pessuti será o candidato a governador pelo PMDB em 2010.

O retorno

A diretoria da Paraná Esporte voltou a ser comandada por Ricardo Gomyde (PCdoB). Candidato a prefeitura de Curitiba na eleição de outubro, Gomyde reassumiu o cargo na última segunda-feira. Ele havia se afastado da Paraná Esporte no início do ano, para poder participar da eleição municipal.

O PAC continua

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou ontem que, apesar da crise financeira mundial, não há "nenhum indício" de que o governo federal esteja desacelerando nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo Dilma, o que está acontecendo é apenas "torcida política" de parte da oposição para que o ritmo das obras do programa diminua.

Conversinha

O presidente Lula afirmou ontem que segunda-feira vai chamar a Advocacia-Geral da União e o secretário especial de Direitos Humanos, ministro Paulo Vannuchi, para tentar um acordo sobre a questão da anistia. A AGU divulgou parecer em que considera cobertos pela Lei de Anistia e não passíveis de punição, os acusados de tortura durante o regime militar.

Collor

Em uma ação articulada por aliados do senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL), a Comissão Mista de Orçamento do Congresso pode arquivar parecer que rejeitou as contas do governo do ex-presidente de 1991. A manobra impede que Collor fique inelegível por cinco anos, caso a comissão aprove o parecer com a rejeição das contas do ex-presidente.

Pinga-fogo

Com a possibilidade de haver um novo segundo turno em Londrina, depois da cassação de Antonio Belinati pelo TSE, o tucano Luiz Carlos Hauly está tentando contratar o marqueteiro Nelson Biondi – que fez as campanhas de Beto Richa à reeleição em Curitiba e a de José Serra, ao governo paulista. O reforço seria para evitar que Hauly tenha uma segunda derrota numa mesma eleição. O concorrente do PSDB disputou neste ano a quarta eleição à prefeitura da cidade. Ele não venceu nenhuma. Num eventual segundo turno, o tucano deve enfrentar Barbosa Neto (PDT), o terceiro colocado no primeiro turno londrinense.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]